25.07.2011
Tuchaua Rodrigues assume coordenação do programa Livro Popular

Profissional fez parte da direção da Câmara Rio-Grandense do Livro

O consultor jurídico da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Tuchaua Rodrigues, conselheiro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) coordenará o programa Livro Popular. Tuchaua foi convidado pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, para assumir a coordenação do programa, que tem como prioridade fazer os livros chegarem “à cesta da classe C” em nível nacional.

O gaúcho Tuchaua é do ramo editorial e integrou a diretoria da Câmara Rio-Grandense do Livro por quase 14 anos, exercendo diversas funções como: diretoria de Creditistas, de Editores e vice-presidência. Participou, também, de reuniões e encontros de classe representando a CRL no debate de diversos assuntos de interesse da indústria do Livro e da Comissão Organizadora da Feira do Livro de Porto Alegre.

Segundo Tuchaua, a coordenação do Projeto será um grande desafio. “A partir de agora será necessário articular o programa de maneira que todos os elos da cadeia produtiva do livro sejam contemplados – desde o autor até o leitor-, a fim de viabilizar a inciativa”, disse. O coordenador terá como principal objetivo estimular o mercado a lançar livros de até R$ 10.

Além de Tuchaua, a Fundação Biblioteca Nacional anunciou, também, a chegada de mulheres a cargos estratégicos na instituição. Suzana Vargas assume a coordenadoria do projeto Caravana de Escritores; Guiomar de Grammont, a coordenação da Economia do Livro; Moema Salgado, o Projeto Frankfurt 2013; e Ana Dourado, a coordenação da Leitura.

Tuchaua Rodrigues
Crédito: Luis Ventura