26.07.2011
Programa de leitura Adote um Escritor divulga lista de autores escolhidos

Em 2011, serão realizados 132 encontros com a participação de 50 autores

O programa de leitura Adote um Escritor, desenvolvido desde 2002, através de parceria da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed), divulgou a lista de autores adotados. Em 2011, serão realizados 132 encontros com a participação de 50 autores. As 96 escolhas da rede municipal de ensino estão engajadas no programa, que disponibiliza um autor extra para as que contam com turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As visitas dos autores residentes no Rio Grande do Sul, viabilizadas pela CRL, começam em agosto. Porém, há escolas que optam por autores de fora do Estado que participam da Feira do Livro de Porto Alegre. Nestes casos, os encontros são realizados paralelamente ao evento, no mês de novembro.

No âmbito do convênio de parceria firmado com a CRL, a verba destinada pela Smed às escolas prevê, ainda, recursos para a atualização do acervo de suas bibliotecas, locação de transporte para a visitação escolar à Feira do Livro e custeio do transporte do autor adotado até a escola.

Por ser um programa de leitura abrangente, que mobiliza, em muitos casos, alunos de diferentes faixas etárias e níveis de ensino, além de educadores, funcionários e outros membros da comunidade escolar, as escolas tratam de adquirir o máximo possível de títulos do autor. Por esta razão, além de critérios qualitativos, considera-se, na seleção dos autores, a amplitude de sua obra.

Entre os autores estão: Anna Cláudia Ramos, Airton Ortiz, Caio Riter, Carlos Urbim, Celso Sisto, Ernani Ssó, Fabrício Carpinejar, Hermes Bernardi Jr., Jane Tutikian, Julio Conte, Kátia Canton, Lenice Gomes, Luis Dill, Luiz Fernando Verissimo, Marilia Pirillo, Marô Barbieri, Pedro Bandeira, Ricardo Silvestrin, Rosana Rios, Sergio Napp e Tiago de Melo Andrade.

Confira aqui a lista do Programa de Leitura Adote Um Escritor.