12.08.2011
Câmara Rio-Grandense do Livro divulga Patronáveis da 57ª Feira do Livro nesta segunda-feira (15/8)

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) divulga nesta segunda-feira, 15 de agosto, os nomes dos cinco Patronáveis da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. A maior feira literária a céu aberto das Américas ocorrerá de 28 de outubro a 15 de novembro, na Praça da Alfândega e seus arredores. Os autores foram apontados pelos associados da CRL. O Patrono da edição 2011 da Feira do Livro será anunciado no início de setembro.

Nesta segunda etapa, a CRL está inovando com o sistema de votação para o patrono. Agora, as livrarias associadas à CRL podem abrir seu voto para que seus clientes os ajudem a escolher o Patrono desta edição da Feira. Sendo assim, além dos associados, ex-patronos, ex-presidentes da CRL, Conselho Estadual de Cultura, Conselho Estadual de Educação, titulares de entidades vinculadas ao livro, autoridades, reitores de universidades e representantes dos patrocinadores e apoiadores, a população poderá ajudar a eleger o autor homenageado da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre.

A Feira do Livro, realizada há 57 anos de forma ininterrupta no centro de Porto Alegre, nasceu quando um grupo de livreiros, intelectuais e jornalistas organizou a primeira edição com o lema ‘Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo’. O evento recebe anualmente mais de 1,7 milhão de pessoas, que visitam as cerca de 160 barracas e participam de uma intensa programação de sessões de autógrafos, seminários, debates, mesas-redondas e apresentações artísticas. Em 2006, a Feira do Livro recebeu o diploma de ‘Cavaleiro da Ordem do Mérito Cultural’ do Ministério da Cultura. Já em 2010, o evento foi declarado Patrimônio Imaterial da Cidade pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural da Capital.