23.08.2011
Kangni Alemjrodo: Premiado escritor estará na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre

A 57ª edição do evento cultural mais querido dos gaúchos se aproxima. Com início no dia 28 de outubro, a Feira do Livro de Porto Alegre promete presentear os visitantes com diversas atividades e ilustres presenças de autores consagrados, sendo um deles o africano Kangni Alemjrodo. Nascido em 1966 no Togo, Alemjrodo é autor, ator, diretor e dramaturgo, e participará da Feira no dia 7 de novembro.

Vencedor em 1991 do Tchicaya U"Tamsi, prêmio instituído pela Maison de Culture, sediada na França, Alemjrodo tem em sua literatura a forte marca das linhas culturais africanas como tema recorrente. O dia em que participará da Feira do Livro de Porto Alegre será dedicado ao tema da Afrodescedência, e o autor participará, às 19h, na Sala dos Jacarandás, no Memorial do Rio Grande do Sul, de um encontro com o público em que falará sobre sua obra.

Entre seus principais trabalhos, o escritor togolês montou peças para o teatro, de autores como: Brecht, Soyinka e Sony Labou Tansi. Também escreveu o livro Esclaves, que conta a história de um mestre dos rituais Vaudoun (babalorixá) e do rei de Abomey (Adandozan), que foi traído e depois vendido em 1818 a um negociante inglês que o enviou ao Brasil. Na saga, acaba ilustrando toda a população de afrobrasileiros que se estabeleceu no século 19 ao longo da costa do Golfo da Guiné (África Ocidental), vinda do Brasil, especialmente da cidade de Salvador, Bahia.