23.08.2011
Um “escritor marginal” na 57ª Feira do livro de Porto Alegre

Argentino Eduardo Eduardo Sacheri participará do evento no dia 10 de novembro

Um contador de histórias populares. Assim pode se definir o escritor argentino Eduardo Sacheri, autor convidado da Mesa de Debates, do dia 10 de novembro, na 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. Professor pós-graduado em História, ele confirmou sua participação no encontro, que será realizado às 18h, no Auditório Barbosa Lessa, do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andrada, 1223 4º andar).

Considerando a si próprio como um “escritor marginal do círculo de escritores argentinos”, Sacheri diz que, por não ter estudado letras, correu por fora dos grupos acadêmicos. Começou a escrever histórias de jogadores de futebol em meados dos anos 90 e, como fã fervoroso do Club Atletico Independiente, expressa em suas histórias uma grande paixão pelo futebol, mostrando uma perfeita compreensão da cultura popular do esporte na sua terra natal.

Sobre o tema, já publicou títulos como: ‘Tudo com carinho’, Desde entonces ha publicado “Esperándolo a Tito y otros cuentos de fútbol”, “Te conozco, Mendizábal y otros cuentos” y “Lo raro empezó después, cuentos de fútbol y otros relatos”.’À espera de Tito e outros contos de futebol’, ‘Eu sei, Mendizabal e Outras Histórias’ e ‘O estranho começou depois, contos de fadas e outros de futebol’. Como romancista, escreveuRecientemente ha guionado su primer largometraje cinematográfico junto a Juan José Campanella a partir de la novela “La pregunta de sus ojos”, que derivó en el éxito de “El secreto de sus ojos”, protagonizada por Ricardo Darín y Soledad Villamil.Como ro ‘La pregunta de sus ojos’ (2005), levado para o cinema pelo diretor Juan José Campanella com o nome de ‘O segredo de seus olhos’,

Devido ao sucesso do filme, a obra de Sacheri chamou a atenção do mundo ao ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2010. O autor, que queria apenas falar da vida do personagem Benjamin Chaparro em uma história de tragédias e amor intenso teve, por conta deste livro, o seu trabalho reconhecido internacionalmente sendo traduzido para o alemão, francês e outras línguas.

Atualmente, Sacheri está trabalhando no filme de animação em 3D que terá como título o Metegol. Será dirigida por Juan José Campanella (El Secreto de sus Ojos), con apoyo tecnológico de Intel y HP.Será dirigido por Juan José Campanella, baseado em uma história de Roberto Fontanarrosa.