23.08.2011
Oficinas temáticas movimentam a 57ª Feira do Livro de Porto Alegre

A 57ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece entre os dias 28 de outubro e 15 de novembro, contará com inúmeras atrações. Entre elas, uma série de oficinas temáticas que abordam temas como a escrita de vários gêneros literários, o Design Editorial, organização de livros e de eventos ligados ao livro, Twitter e Desbloqueio da escrita Criativa e Língua Brasileira de Sinais.

No dia 11 de novembro, às 13h30, Eliane Yunes, professora com mais de duas décadas de trabalho dedicadas a pesquisa sobre a formação do leitor, ministrará a oficina sobre Leitura e Construção da Subjetividade, onde abordará como o ato de ler influencia decisivamente para a formação do sujeito. Já o biógrafo, crítico literário, cronista, romancista e jornalista Jose Castello falará, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, às 16h30, sobre os bastidores de um romance. O famoso produtor de críticas, reportagens e resenhas literárias dissecará trechos e debaterá a respeito do processo de criação.

Além dessas, outras oficinas prometem agitar a programação. O jornalista e escritor Luis Augusto Fischer irá abordar a Crítica Literária, às 18h dos dias 2, 3 e 4 de novembro. No mesmo dia, às 19h, o também jornalista e escritor Fabrício Carpinejar discorrerá sobre o Twitter e como criar um espaço poético e bem humorado em 140 caracteres. Diego Petrarca fala sobre o Trânsito Criativo entre os Gêneros poesia, conto e crônica nos dias 5 e 6 do mesmo mês, às 16h30. Já a autora Cintia Moscovich falará sobre a escrita criativa com ênfase no conto e em técnicas variadas na oficina “A literatura e as sensações”, nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, às 18h30.