Câmara do Livro Câmara do Livro no Facebook
   

16.09.2011
Autor traz as dores do amor para a Feira do Livro de Porto Alegre

“Sou uma vítima e não um especialista do amor”. É assim que se define Alan Pauls, considerado um dos maiores escritores latino-americanos vivos. Nos seus livros, o amor é quase uma patologia e causa em seus personagens, de forma intensa e irreversível, algo que todos os que amaram, pelo menos uma vez na vida, sentiram com mais ou menos intensidade: dor. É sobre este sentimento e outras complexidades de sua obra que o autor falará no dia 11 de Novembro durante a Feira do Livro de Porto Alegre deste ano, quando lançará seu livro mais recente, História do Cabelo, pela editora Cosac Naify.

Ganhador do Prêmio Herralde em 2003, o novo nome de peso da literatura latino-americana teve seu livro O passado entre os mais vendidos no Brasil. Além do reconhecimento adquirido, o escritor argentino é reverenciado como dono de uma escrita profunda, tensa, quase amedrontadora, que encanta seus leitores até a última palavra dos seus livros.

Nascido em 1959, na capital da Argentina, Alan Pauls foi professor de Teoria Literária na Universidade de Buenos Aires (UBA), fundador da revista Lecturas Críticas, subeditor do suplemento dominical de Página/12 e chefe de redação da revista Página/30, além de roteirista e crítico de cinema. Entre suas principais obras estão: El pudor del pornógrafo (1984), El coloquio (1990) e Wasabi (1994), este último lançado no Brasil pela editora Iluminuras. Escreveu ainda ensaios sobre Manuel Puig, La traición de Rita Hayworth (1988), Jorge Luis Borges, El factor Borges (2000), e Lino Palacio, La infancia de la risa (1994), entre outros.

Adaptado para o cinema pelo diretor Hector Babenco, o livro O Passado narra a trajetória de Rímini, que perde a mulher com quem viveu uma intensa paixão durante 12 anos. Na história o autor discorre sobre um amor que morre e sobre as pessoas que não conseguem suportar esta perda, vivendo um "amor zumbi", termo que para o escritor, também poderia ser facilmente o nome de sua novela.



Divulgação

voltar

 



Associado, navegue por nossa área restrita e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Instituidores e colaboradores,
solicite aqui o seu crachá.


digite seu e-mail

digite sua senha

Esqueceu sua senha?
Ainda não está cadastrado?


De 1º a 18 de novembro de 2018



Câmara Rio-Grandense do Livro
Praça Osvaldo Cruz, 15 Conj. 1708 / 1709
CEP 90030-160 Porto Alegre, RS - Brasil
Fone/FAX (51) 3286. 4517
Fale Conosco Créditos