16.09.2011
Alunos de Charles Kiefer ajudam na escolha do Patrono

O escritor Charles Kiefer reuniu os Patronáveis da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre e cerca de 200 alunos do curso de Letras da PUCRS para um bate-papo sobre literatura. Os estudantes puderam tirar suas dúvidas a respeito do tema, fazer perguntar aos Patronáveis e ouvir a opinião deles sobre leitura na sociedade atual.

No final do evento, o autor convidou os alunos para ajudá-lo a decidir o seu voto na escolha do Patrono. Kiefer participou ativamente do processo, entregando cédulas, levando a urna até os alunos e contando os votos.

Sobre o autor:  O escritor Charles Kiefer, que foi Patrono da 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2008, tem mais de trinta livros editados e ganhou por três vezes o Prêmio Jabuti de Literatura. Há mais de 20 anos Kiefer dirige oficinas particulares de literatura. Na PUCRS é professor de Escrita Criativa, Oficina de Criação Literária, Produção de Textos Poéticos e Fundamentos de Estudos Literários. Desde agosto de 2011, Kiefer faz parte, também, do Mestrado e Doutorado em Escrita Criativa do Programa de Pós-Graduação da PUCRS, que é a primeira Universidade brasileira a oferecer este tipo de Mestrado e Doutorado no Brasil.

A obra de Charles Kiefer tem sido adaptada para o cinema e para o teatro, como Valsa para Bruno Stein, estrelado por Walmor Chagas, e dirigido por Paulo Nascimento, que fez ainda os filmes O chapéu e Dedos de pianista.

A peça de teatro Quem faz gemer a terra, dirigida e apresentada por Jerson Fontana já foi encenada mais de cem vezes, inclusive na França, Suíça, Itália, Argentina, Uruguai, Paraguai e Polônia.

Kiefer tem livros editados na França e em Portugal. Recentemente, entrou para o time da Editora Leya, um conglomerado de editoras que atua em mais de 8 países. Dois livros seus já foram publicados pela Leya, Para ser escritor e A poética do conto: de Poe a Borges, um passeio pelo gênero. Em 2012, Leya fará uma edição comemorativa aos 30 anos de lançamento de Caminhando na Chuva, obra que já vendeu mais de 100 mil exemplares.

Maíra Kiefer

De 1º a 19 de novembro de 2017