07.10.2011
Gaúchos participam da 8ª Bienal do Livro de Pernambuco

Rio Grande do Sul foi homenageado no evento, e teve grandes nomes nas mesas de debate

Realizada entre os dias 23 de setembro e 02 de outubro a 8ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco ocorreu no pavilhão de exposições do Centro de Convenções de Olinda e atraiu grandes escritores do país e do exterior. A Câmara Rio-Grandense do Livro promoveu a participação de 15 editoras gaúchas no evento.

Em sua 8ª edição, a Bienal de Pernambuco escolheu o Rio Grande do Sul como estado homenageado. Fizeram parte das mesas de debate os gaúchos Eliane Brum, Fabrício Carpinejar, Telma Scherer, Carlos Urbim e Vitor Ramil. Além disso, os estados do Rio Grande do Sul e Pernambuco tiveram a oportunidade de discutir as suas políticas públicas para o livro e a literatura, numa mesa com a participação do Secretário Adjunto de Cultura de Pernambuco, o também gaúcho Beto Silva, e o Secretário Adjunto de Cultura do Rio Grande do Sul, Jéferson Assumção.

O evento prestou homenagem a duas grandes figuras do mundo literário. Primeiro, à memória do jornalista, professor, poeta, cronista, ensaísta e memorialista brasileiro chamado Mauro Mota, que estaria completando 100 anos de vida, neste ano. Além disso, o evento homenageou Ronaldo Correia de Brito, considerado, atualmente, um dos mais importantes autores de ficção contemporânea no Brasil.

Editoras gaúchas presentes na Bienal Pernambuco:

AGE Editora; Belas-Letras; Edições BesouroBox; Editora 8INVERSO; Editora Alcance; Editora Cassol; Editora Fábrica de Leitura; Editora Mediação; Editora Rígel & LivrosBrasil; Editora Sinodal; Libretos; Livraria do Advogado Editora, Tomo Editorial, Instituto Estadual do Livro – IEL e Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas – Corag.