15.11.2011
Mídias Sociais como caminho de volta à leitura

Às 16h, na Sala Oeste do Santander Cultural, ocorreu a mesa-redonda Mídias Sociais: entre tantas atividades nas redes sociais, sobra tempo para a leitura? Como ela acontece?. Logo no início do encontro, uma das participantes da mesa, Ana Brambilla, especializada em Jornalismo Digital, já demonstrou sua integração com o meio digital. “Já estou aqui tentando fazer check in no foursquare”. O Foursquare é um serviço online que permite ao usuário fazer “check in” quando chega a algum lugar, ganhando pontos a cada nova visita. Além de Brambilla, estavam presentes ao encontro Nanni Rios, jornalista e editora de mídias sociais da L&PM Editores e Elisa Viali, coordenadora de Comunicação Digital na Grupo A.

Brambilla iniciou o bate-papo falando sobre a migração do público brasileiro e leitor para os meios digitais. “É um caminho sem volta. Nós temos essa coisa dos contatos, da integração e tem redes sociais especialmente focadas em leitores, como o Skoob, ou o Livreiro”. Já Nanni Rios compartilhou sua experiência em atender o público das redes sociais. “As pessoas gostam mais de elogiar do que criticar, nas redes. A empresa precisa dialogar com o público numa linguagem pessoal.”  Elisa Viali complementou a colega de mesa, com mais uma dica: “vale muito a questão do feeling, até empresas mais sisudas podem falar de modo informal, mas sem abusar”.

No encontro, as três também apresentaram um ebook, obra literária vendida somente em formato online, intitulado Para Entender as Mídias Sociais (org. Ana Brambilla). O livro é uma coletânea de pequenos comentários sobre aspectos relacionados ao meio digital. “No primeiro volume, tivemos um comentário da Elisa Vali, e para o segundo volume, em produção, já convidei a Nanni Rios”, disse Brambilla. No final, um vídeo foi apresentado, mostrando como a internet pode servir de incentivo à prática da leitura. “As pessoas pesquisam na internet obras de interesse e então partem para a compra do livro. As redes sociais são fluxo de partida para a leitura. Uma coisa não destrói a outra se as duas se complementam”, concluiu Nanni.