00.00.0000
Semana do Livro 2012

Câmara Rio-Grandense do Livro mobiliza comunidades para as atividades em comemoração à Semana do Livro

Entre os dias 18 e 24 de abril, a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) promove mais uma edição da Semana do Livro, iniciativa que pretende dar ao livro e à leitura um lugar de destaque na mídia e na vida cotidiana da comunidade gaúcha. Todo ano, a CRL lança um desafio a prefeituras, instituições de ensino, bibliotecas, empresas e outras entidades, para que promovam ações que coloquem em pauta a questão da leitura, tanto nas escolas como na comunidade.

A mobilização em prol do livro e da leitura vem recebendo grande adesão por parte da comunidade cultural, que tem realizado atividades como doação de livros, horas do conto, visitas a bibliotecas, inaugurações de acervos, saraus, exposições de livros, encontros de escritores, leituras encenadas, entre outras, em diversos espaços da capital e do Interior do Estado.

O efeito multiplicador é evidente a cada ano em que é promovida a Semana do Livro. Para os participantes esta é uma grande oportunidade de divulgar e de conhecer trabalhos originais, eficientes e criativos na área da leitura.

O ponto de culminância da Semana em Porto Alegre é a Solenidade pelo Dia do Livro e do Direito do Autor, na qual são homenageadas pessoas e instituições, indicadas pela diretoria da CRL, que se destacaram por ações de promoção da leitura realizadas ou viabilizadas no ano anterior.

-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.

A origem do Dia Mundial do Livro

A instituição desta data pela Unesco internacionalizou uma antiga tradição da Catalunha, onde, em 23 de abril, comemora-se o Dia de São Jorge – padroeiro daquela província espanhola – e recorda-se o falecimento do escritor Miguel de Cervantes, ocorrido na mesma data, em 1616. De acordo com o costume catalão, os livreiros entregam uma rosa juntamente com cada livro vendido neste dia e muitas pessoas presenteiam com livros e rosas seus amigos e familiares. Uma rosa por São Jorge, um livro por Cervantes, este é o lema.

A partir de 1995, a Unesco estendeu sua homenagem ao escritor inglês William Shakespeare, também falecido em 23 de abril de 1616, e passou a estimular os estados-membros a desenvolverem iniciativas próprias nesta data. Atualmente, autores, editores, professores, livreiros, meios de comunicação e bibliotecas, entre outros profissionais e entidades, mobilizam-se, em todo o mundo, para que o livro esteja na pauta do dia.

_____________________________________________________________

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Acesso Projetos Integrados de Comunicação e Signi Estratégias para Sustentabilidade

Carla de Andrade – carla@acessocompoa.com.br – 51 3233-3687 / 9806-4427