Câmara do Livro Câmara do Livro no Facebook
   

19.04.2012
CRL realiza noite para homenagear Amigos do Livro

A Semana do Livro 2012, que ocorre de 18 a 24 de abril, está com diversas atividades acontecendo em todo o Rio Grande do Sul. Cidades gaúchas aderiram à Semana e estão realizando, entre outras ações, contações de histórias, saraus literários, exposições, encontros com autores e lançamento de livros.

 

Em Porto Alegre, no dia 23, realiza-se uma noite especial com o tradicional tributo da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) aos Amigos do Livro. A Solenidade pelo Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor homenageia pessoas e instituições, indicadas pela diretoria da entidade, que se destacaram por ações de promoção da leitura realizadas ou viabilizadas no ano anterior.

 

Os Amigos do Livro de 2011 são: o deputado federal José Luiz Stédile, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública; o Projeto Conto no Assentamento Filhos de Sepé, de Viamão; a Confraria Reinações; o Projeto Amigos da Leitura do município de Imigrante; o Banco de Livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, do Sistema Fiergs. Como Biblioteca do Ano 2011, recebe a homenagem a Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederauer, de Caxias do Sul, e como Personalidade do Ano, o secretário municipal da Cultura de Porto Alegre, Sergius Gonzaga. O Destaque do Ano fica para o Grupo de Trabalho do Plano Municipal do Livro e Leitura, de Porto Alegre. O evento será realizado no Teatro Renascença, em Porto Alegre, às 19h30min de segunda-feira (23/4).

 

O efeito multiplicador das ações alusivas à Semana do Livro é evidente a cada ano em que é realizada. Para os participantes, esta é uma grande oportunidade de divulgar e de conhecer trabalhos originais, eficientes e criativos na área da leitura.

 

Saiba mais sobre os homenageados de 2011:

 

Personalidade do Ano 2011: Sergius Gonzaga, secretário municipal da Cultura de Porto Alegre

Tem sido um incansável aliado da Câmara Rio-Grandense do Livro. Além de contribuir de forma decisiva para a viabilização da Feira do Livro de Porto Alegre na Praça de Alfândega, tem apoiado, de todas as formas a seu alcance, as iniciativas da entidade com vistas ao fortalecimento da cadeia produtiva do livro e à promoção do livro e da leitura.

 

Biblioteca do Ano 2011: Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederauer, de Caxias do Sul

Localizada em ponto estratégico do Centro da cidade, onde ocupa três andares da Casa de Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, a biblioteca conta com acervo de 125 mil títulos, acumulados ao longo de seis décadas de história. Mas o que a tornou referência no país, muito mais do que sua magnífica estrutura e amplo acervo, foi a consistência, a continuidade e a abrangência dos projetos de promoção da leitura que desenvolve, com a participação das escolas e a comunidade extraescolar.

 

Destaque do Ano 2011: GT do Plano Municipal do Livro e Leitura

A proposta de se criar um Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLL) para a cidade nasceu do debate entre entidades culturais que atuam na área. Assim, foi instituído, por Decreto do prefeito José Fortunati, o Grupo de Trabalho (GT) do PMLL, integrado por representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Coordenação Política e Governança Local, Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, da Câmara Municipal de Porto Alegre, ONG Cirandar, Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre, Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região, Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, Associação Gaúcha do Escritor, Goethe-Institut Porto Alegre, Câmara Rio-Grandense do Livro, Conselho Municipal de Cultura, Conselho Municipal de Educação. Após um intenso trabalho, foram instituídos, pela Lei Municipal 11. 226, em 6 de março de 2012, o Plano Municipal do Livro e Leitura e o Conselho Municipal do Livro e da Leitura, que visam promover o acesso ao livro e estimular a leitura à população do município de Porto Alegre, articulando iniciativas do poder público, do setor privado e do terceiro setor.

 

Amigos do Livro:

- Deputado federal José Luiz Stédile

A escolha se deve a sua incisiva atuação como idealizador e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública, através da qual mais de duas centenas de deputados federais assumiram o compromisso de se empenhar pela democratização do acesso ao livro e à leitura no país. Em uma iniciativa exemplar, Stédile teve aprovado, recentemente, projeto de emenda ao orçamento do Ministério da Cultura, que visa à modernização de bibliotecas públicas municipais gaúchas, que serão selecionadas mediante a apresentação de projetos ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

 

- Projeto Conto no Assentamento Filhos de Sepé, de Viamão

O projeto, que visa estimular a leitura entre as 400 famílias que vivem no Assentamento, foi criado, em 1998, com a colaboração de alunos de graduação do Instituto de Letras da Ufrgs, pela professora Graciela Reyna Quijano, que, mesmo depois de se aposentar, em 2004, seguiu em sua coordenação. Para sediá-lo foi construída a Casa da Leitura, uma biblioteca comunitária autogerida. Atualmente, a professora Cilone Zang, moradora do Assentamento, encarrega-se do empréstimo de livros e organiza oficinas e outras atividades culturais oferecidas à comunidade.

 

- Confraria Reinações

A Confraria Reinações reúne, mensalmente, escritores e leitores de literatura infantil e juvenil, a fim de debater a produção literária voltada às crianças e aos adolescentes, destacando seu espaço e importância na formação de público leitor e seu caráter de Arte. A Confraria promove, a cada mês, debate sobre um livro infanto-juvenil ou sobre a obra literária de um escritor. Seus encontros ocorrem na Palavraria, Rua Vasco da Gama, 165, Bom Fi, em Porto Alegre/RS, na Arco da Velha, Rua Os 18 do Forte, 1690, em Caxias do Sul/RS, e na Biblioteca Popular Municipal Machado de Assis, Rua Farani, 53, Botafogo, no Rio de Janeiro. A Confraria é, também, uma grande parceira da Feira do Livro de Porto Alegre, em cuja programação realiza, anualmente, seminário focado em questões relacionadas com a literatura infantil e juvenil.

 

- Projeto Amigos da Leitura, de Imigrante/RS

Invertendo a lógica vigente, de que são os adultos os que devem formar os pequenos e jovens leitores, em Imigrante um grupo de alunos dos anos finais do ensino fundamental, escolhidos como vereadores mirins por seus colegas, atuam como agentes da leitura, percorrendo as empresas do município, para oferecer livros da biblioteca pública a seus trabalhadores. Além de recomendar obras, leem em voz alta poemas e contos curtos, para incentivar o gosto pela leitura.

 

- Banco de Livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, do Sistema Fiergs

O Banco de Livros realiza um trabalho pioneiro no país. Coleta livros novos e usados por meio de entidades parceiras e do Sistema Fiergs e, após a devida triagem e higienização, colabora para a atualização dos acervos de bibliotecas comunitárias e para a criação de salas de leitura e bibliotecas em instituições, como creches, asilos, hospitais, comunidades terapêuticas e presídios, assim como em unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo – Fase.

 

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

 

Acesso Projetos Integrados de Comunicação e Signi Estratégias para Sustentabilidade

Carla de Andrade – carla@acessocompoa.com.br – 51 3233-3687 / 9806-4427

Cristiane Ostermann – cristiane@signi.com.br – 51 9153-2164

voltar

 



Associado, navegue por nossa área restrita e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Instituidores e colaboradores,
solicite aqui o seu crachá.


digite seu e-mail

digite sua senha

Esqueceu sua senha?
Ainda não está cadastrado?


De 1º a 18 de novembro de 2018



Câmara Rio-Grandense do Livro
Praça Osvaldo Cruz, 15 Conj. 1708 / 1709
CEP 90030-160 Porto Alegre, RS - Brasil
Fone/FAX (51) 3286. 4517
Fale Conosco Créditos