25.04.2012
Câmara Rio-Grandense do Livro homenageia os Amigos do Livro 2011

A noite de segunda-feira, 23 de abril, foi de festa e celebração para os amantes dos livros. Em cerimônia no Teatro Renascença, a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) homenageou os Amigos do Livro 2011. A data não foi escolhida por acaso: em 23 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor.

Foram agraciadas pessoas e instituições, indicadas pela diretoria da entidade, que se destacaram por ações de promoção da leitura realizadas ou viabilizadas no ano passado.

Os Amigos do Livro de 2011 são: o deputado federal José Luiz Stédile, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Biblioteca Pública; o Projeto Conto no Assentamento Filhos de Sepé, de Viamão; a Confraria Reinações; o Projeto Amigos da Leitura do município de Imigrante; o Banco de Livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, do Sistema Fiergs. Como Biblioteca do Ano 2011, recebeu homenagem a Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederauer, de Caxias do Sul, e, como Personalidade do Ano, o secretário municipal da Cultura de Porto Alegre, Sergius Gonzaga. O Destaque do Ano ficou com o Grupo de Trabalho do Plano Municipal do Livro e Leitura, de Porto Alegre.

Durante a cerimônia, os homenageados agradeceram o prêmio e o apoio da CRL. “O prêmio é uma injeção de ânimo para o nosso trabalho voluntário. O lema dos Bancos Sociais é uma realidade também no Banco de Livros, onde transformamos desperdício em benefício social”, disse Waldir da Silveira, presidente do Banco de Livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, do Sistema Fiergs.

Segundo Silveira, os  cidadãos vêm colaborando fortemente com o projeto. Até hoje, mais de 400 mil livros foram recolhidos em todo o Estado. Com esse material, foi possível montar 79 bibliotecas em diversas cidades gaúchas. Agora, o foco do Banco de Livros é montar bibliotecas em todos os presídios e casas da Fundação de Atendimento Socioeducativo – Fase no Estado.

E as comemorações não se limitaram à premiação. De 18 a 24 de abril, a CRL promoveu a Semana do Livro 2012, com a adesão de escolas e entidades de diversas cidades gaúchas, que aderiram à iniciativa, promovendo, entre outras ações, contações de histórias, saraus literários, exposições, encontros com autores e lançamento de livros.

Confira a galeria de fotos clicando no painel esquerdo.