23.07.2012
Inicia processo de escolha do patrono da Feira do Livro

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) deflagrou o processo de escolha do patrono da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre. Os associados à CRL estão recebendo cédulas de votação para indicar até cinco nomes de possíveis candidatos ao título.

Neste ano, por sugestão do Conselho de Patronos da Feira (Copa), a lista de patronáveis volta a ter dez nomes. A relação dos dez mais votados será conhecida no dia 9 de agosto.

Na segunda etapa do processo, participarão da escolha, além dos associados, ex-patronos e representantes de entidades culturais do Estado, reitores de universidades e diretores de faculdades. O nome do patrono da Feira do Livro de 2012 deve ser anunciado no início do mês de setembro.

Podem ser indicados ao título autores vivos que não tenham sido patronos de edições anteriores, gaúchos ou radicados no Estado há pelo menos cinco anos. São considerados, ainda, critérios como extensão e relevância da obra do autor e sua representatividade no meio intelectual e na sociedade.