Câmara do Livro Câmara do Livro no Facebook
   

17.08.2012
Conheça os patronáveis

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) divulgou a lista dos candidatos a patrono da 58ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Airton Ortiz, Aldyr Garcia Schlee, Celso Gutfreind, Celso Sisto, Cíntia Moscovich, Cláudio Moreno, David Coimbra, Dilan Camargo, Fabrício Carpinejar e Luiz Coronel são os concorrentes ao patronato da edição de 2012.

Conheça cada um dos candidatos:

Airton Ortiz - Jornalista, escritor e fotógrafo. Nessa ordem. Nascido no interior de Rio Pardo. Criador do gênero Jornalismo de Aventura. Escreveu quinze livros sobre suas viagens radicais - dez de reportagens, dois de crônicas e um romance. Publicou também um álbum de fotografias (Retratos da Terra) pela editora Mecenas, de Porto Alegre, e um infanto-juvenil pela Editora Saraiva, de São Paulo, escrito em parceria com outros cinco autores.

Os livros “Na estrada do Everest”, “Pelos caminhos do Tibete” e ” Havana” foram finalistas do Prêmio Açorianos de Literatura. Já “Expresso para a Índia” ganhou o prêmio Euclides da Cunha e os livros “Travessia da Amazônia”, “Havana”, “Aqui há um longe imenso” e “Jerusalém” ganharam o prêmio Livro do Ano da Associação Gaúcha de Escritores.

Saiba mais

Aldyr Garcia Schlee - Fronteiriço de Jaguarão, o escritor Aldyr Garcia Schlee é um autor bilíngue, que escreve e publica sua obra tanto em português como em espanhol. É doutor em Ciências Humanas. Foi desenhista profissional (vencedor de Concurso Nacional para a escolha do uniforme da seleção brasileira de futebol), jornalista (Prêmio Esso de Reportagem), e professor da Universidade Católica e da Universidade Federal de Pelotas (até 1992).

Venceu a I Bienal de Literatura Brasileira com a obra “Contos de Sempre”, a II Bienal com “Uma terra Só” e foi finalista do Prêmio Casa de las Américas, em Cuba, com Linha Divisória. Recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura em 1997, 1998, 2001, 2010 e 2011, primeiro com a tradução de “Facundo”, de Sarmiento; e depois com os livros “Contos de Futebol”, “Contos de Verdades”, “Os Limites do Impossível” e “Don Frutos”.

Saiba mais

Celso Gutfreind - Nasceu em Porto Alegre, em 1963. É escritor e médico. Como escritor, tem 26 livros publicados, entre poemas, contos infanto-juvenis e ensaios sobre humanidades e psicanálise. Como médico, tem especialização em psiquiatria, psiquiatria infantil, mestrado e doutorado em Psicologia (Universidade Paris 13). Realizou pós-doutorado em Psiquiatria da Infância (Universidade Paris 6).

Tem diversos prêmios, entre os quais se destacam Açorianos 93 e Livro do Ano, da Associação Gaúcha de Escritores em 2002, 2007, 2011 e 2012. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2011. Foi escritor convidado da Ledig House, em Omi (EUA), em 1996.

Saiba mais

Celso Sisto - Nascido no Rio de Janeiro e radicado no Rio Grande do Sul desde 1998. É ator, arte-educador, mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Escritor de livros para crianças e ilustrador, já publicou seis dezenas de livros. 

Foi premiado como autor e ilustrador revelação pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil em 1994 e 1999. Em 2011, seu livro “Diáfana” foi a primeira obra infantil agraciada com o prêmio de Livro do Ano no Açorianos. É autor, entre outros, de “Rosalva-mãos-de-fada”, “O rei das pequenas coisas”, ”A compoteira”, “O casamento da princesa” e “Emburrado”.

Saiba mais

Cíntia Moscovich - Natural de Porto Alegre. Escritora, jornalista, mestre em Teoria Literária, roteirista, e ministrante de oficinas literárias. Contista e romancista, é autora de títulos como "Arquitetura do arco-íris" e "Por que sou gorda, mamãe?", além do juvenil “Mais ou menos normal”. Ex-diretora do Instituto Estadual do Livro, trabalhou como editora de livros do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, além de colaborar para jornais e revistas de outros estados.

É vencedora do Concurso de Contos Guimarães Rosa, da Radio France Internationale de Paris, além de ter recebido 4 prêmios Açorianos, Livro do Ano e prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro.  Também recebeu o troféu Amigo do Livro, da Câmara Rio-Grandense do Livro, em 2004, tendo sido finalista, por duas vezes, dos prêmios Bravo! Prime e Portugal Telecom de Literatura.

Saiba mais

Cláudio Moreno - Formado em Letras, com ênfase em Português e Grego, é Mestre em Língua Portuguesa pela UFRGS e Doutor em Letras pela PUCRS. Foi professor do Instituto de Letras da UFRGS e das faculdades de Direito e de Comunicação da PUCRS. É colunista regular do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, com uma seção sobre mitologia e outra sobre questões de nosso idioma. É o criador e responsável pelo site www.sualingua.com.br, página especializada sobre a Língua Portuguesa.

Publicou vários livros sobre redação, sobre gramática e etimologia. Além disso, é o autor do romance “Tróia: o romance de uma guerra” e de livros de crônicas sobre a Antiguidade — Um Rio que Vem da Grécia e 100 Lições para Viver Melhor, com o qual conquistou o prêmio Açorianos de Literatura 2009. Atualmente, exerce a função de Curador da Casa de Ideias, de Porto Alegre, onde também ministra cursos de Língua Portuguesa e Mitologia Clássica.

David Coimbra - Nascido em Porto Alegre. Formado em jornalismo pela PUC-RS, em 1984. Trabalhou em mais de 10 redações no Sul do Brasil. Atualmente, é editor executivo de esportes e colunista de Zero Hora, além de comentarista da TVCOM e integrante dos programas Pretinho Básico, da Rádio Atlântida, e Sala de Redação, da Rádio Gaúcha.

Escreveu 15 livros, entre reportagens, romances e conjuntos de contos, crônicas e relatos de viagens.  Ganhou 10 Prêmios ARI (prêmio de reportagem concedido pela Associação Rio-grandense de Imprensa) e os Prêmios Esso Regional Sul, Açorianos de Literatura, Habitasul de Literatura, Direitos Humanos de Reportagem e Erico Verissimo de Literatura.

Saiba mais

Dilan Camargo - Gaúcho de Itaqui (onde nasceu) e de Uruguaiana (onde viveu até os 18 anos), Dilan Camargo é Bacharel em Direito pela UFSM e Mestre em Ciências Políticas pela UFRGS. Tem publicados, em cerca de 30 anos de carreira, mais de 20 livros de poemas e contos infantis, juvenis e adultos, além de peças teatrais e letras de canções.

Vencedor de prêmios em literatura, como o Açorianos de 2008, e de música em vários festivais, com longo histórico de publicações em jornais e participações em feiras de livro, Dilan é também um dos fundadores da Associação Gaúcha de Escritores.  Atualmente apresenta o programa de entrevistas Autores e Livros pelo canal 16 da Net.

Saiba mais

Fabrício Carpinejar - Natural de Caxias do Sul (RS), Fabrício Carpi Nejar, Carpinejar, é poeta, cronista, jornalista e professor. Apresenta o programa de entrevista "A Máquina" na TV Gazeta, e atua como colunista do jornal Zero Hora e comentarista da Rádio Gaúcha e TVCOM. Seu blog já recebeu mais de dois milhões de visitantes e o twitter ultrapassou cento e quarenta mil seguidores.

Recebeu o prêmio Erico Verissimo 2006, pelo conjunto da obra, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre; Olavo Bilac 2003, da Academia Brasileira de Letras; Cecília Meireles 2002, da União Brasileira de Escritores (UBE). Ganhou duas vezes o Açorianos de Literatura, edições 2001 e 2002. Sua coletânea "Canalha!" venceu o 51º Prêmio Jabuti/2009 na categoria Contos e Crônicas.

Saiba mais

Luiz Coronel - Nascido em Bagé. Formado em Direito e Ciências Sociais pela UFRGS. Possui 52 livros editados, sendo a poesia, universal e regional o seu andamento preferido. Em parceria com atores e músicos, realiza recitais sobre a poesia social brasileira e causos gaúchos. Seu trabalho de contista chega à televisão através do especial “Filé de Borboleta”. Escreveu com Pirisca Grego os temas da produção cinematográfica “Os Senhores da Guerra”, que estreará em breve.

Recebeu o título de Cidadão Honorário de Porto Alegre, Medalha Farroupilha, (Assembleia Legislativa), Premios Paixão pela Cultura e Medalha Cidade de Porto Alegre (Prefeitura de Porto Alegre). É Membro da Academia Rio-Grandense de Letras.

Saiba mais

 

voltar

 



Associado, navegue por nossa área restrita e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Instituidores e colaboradores,
solicite aqui o seu crachá.


digite seu e-mail

digite sua senha

Esqueceu sua senha?
Ainda não está cadastrado?


De 1º a 18 de novembro de 2018



Câmara Rio-Grandense do Livro
Praça Osvaldo Cruz, 15 Conj. 1708 / 1709
CEP 90030-160 Porto Alegre, RS - Brasil
Fone/FAX (51) 3286. 4517
Fale Conosco Créditos