10.09.2009
RS marca presença na XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) participa da XIV Bienal Internacional do Livro do Rio Janeiro, que vai até 20 de setembro, na capital carioca. Com um grupo de dezenove editoras gaúchas organizadas pela entidade, o objetivo é incrementar a rede de negócios entre o Rio Grande do Sul e o mercado livreiro nacional.

O estande ocupa espaço de 110m² na Bienal do Rio, em sistema que funciona como uma espécie de grande livraria representando o Sul: as editoras enviam somente as obras que desejam comercializar, e a CRL fornece o capital humano e toda organização.  A Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai) é grande parceira, auxiliando na viabilização da montagem do estande e outros custos.

Além disso, a Grafar - Grafistas Associados do Rio Grande do Sul, desenvolveu exclusivamente para a participação no evento toda a identidade visual e gráfica, exposta em banners e também em cartões postais a serem distribuídos para os visitantes. O elemento local escolhido para fazer o tema são as lendas gaúchas, que cartunistas e ilustradores da Grafar criaram adaptaram cada um ao seu estilo, como Boi Tatá por Eugênio Neves,  Umbu por Mariana Valente, Negrinho do Pastoreio por Santiago, de Sepé Tiarajú por Edgar Vasques, Obirici por Hals e Salamanca do Jarau por Uberti.

Apesar de toda movimentação – na última edição, em 2007, a Bienal recebeu um público de 645 mil pessoas – o foco da CRL está na rede de negócios a ser formada durante o evento. A oportunidade para as 19 editoras é de expor catálogos e dialogar com distribuidores e livrarias de todo Brasil a fim de prospectar parcerias em nível nacional, em uma chance ímpar para expor o mercado livreiro gaúcho para os demais Estados.

O quê: XIV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

Quando: 10 a 20 de setembro de 2009

Onde: Riocentro - Avenida Salvador Allende, nº 6.555 – Barra da Tijuca

Mais informações em http://www.bienaldolivro.com.br