12.03.2013
Semana do Livro incentiva atividades de leitura no RS

Comunidade e entidades podem enviar propostas de ações para a  Câmara do Livro

Porto Alegre é uma das capitais com mais leitores no país. Para aumentar o índice na cidade e no interior, a Câmara Rio-grandense do Livro convida órgãos e comunidade a apresentar ações de promoção de  leitura

Estudo do Target Group Index, do grupo de pesquisa Ibope, realizado entre julho de 2011 e agosto de 2012,  indica que 33% dos brasileiros leram um livro nos últimos 30 dias. Foram ouvidas 20.736 pessoas entre os 12 e 75 anos de idade nas principais áreas urbanas do país. Porto Alegre, ao lado de Belo Horizonte, se destaca por a alta percentagem de leitores: 41%. As duas cidades são seguidas por Brasília, 37%.

De acordo como mesmo levantamento, 64% concordam totalmente com a afirmação “Ler bastante pode fazer uma pessoa  vencer na vida e melhorar a sua situação socioeconômica”.  Fica claro que maioria reconhece que ler é importante. O que falta para conquistar mais leitores é incentivo.

Para conscientizar o poder público e a sociedade sobre a importância da implementação de políticas claras e consistentes sobre o livro, a CRL – Câmara Rio-grandense do Livro promove a Semana do Livro, de 18 a 24 de abril. Participam da iniciativa, realizada desde 2005, organizações da sociedade civil e do governo. A data de abertura, 18 de abril é Dia Nacional do Livro Infantil, quando se celebra o nascimento de Monteiro Lobato. O escritor consta, da pesquisa do Target Group Index , como o mais admirado autor brasileiro.

O ponto alto da Semana é comemorado em 23 de abril, Dia mundial do Livro e do Direito do Autor (data do falecimento de Cervantes e de Shakespeare). Nesta noite, a CRL homenageia, com os troféus "Amigo do Livro" e "Personalidade do Livro", pessoas e entidades que se destacaram no ano de 2012. Também são agraciados os profissionais que trabalham no setor livreiro e editorial gaúcho por "tempo de serviço" (25, 35 e 50 anos) e a "Biblioteca do Ano".

Para compor a programação da Semana do Livro a ser elaborada e divulgada pela CRL, são recebidas propostas até dia 31 deste mês. Pessoas, escolas, bibliotecas e entidades que queiram apresentar atividades de promoção de leitura podem enviar e-mail para agenda@camaradolivro.com.br. Também são aceitas sugestões por fax (fone 51 3286-4517) ou carta. Os envelopes devem ser endereçados à Valdeci C. de Souza –  Câmara Rio-Grandense do Livro, Praça Osvaldo Cruz, 15 / conjunto 1708 – CEP 90030-160. Os interessados devem se identificar, informar dados para contato, descrever sua sugestão, título, tipo, local, data, horário e público-alvo.  São bem-vindas todas as manifestações. No ano passado, por exemplo, uma escritora abriu as portas de sua casa para mostrar a estudantes como se escreve um livro.