27.08.2013
Semana do Livro: troféu “Biblioteca do Ano 2012” é de Nova Petrópolis

Para conscientizar o poder público e a sociedade sobre a importância da implementação de políticas claras e consistentes sobre o livro, a CRL – Câmara Rio-Grandense do Livro promoveu a Semana do Livro, de 18 a 24 deste mês. Participaram da iniciativa, realizada desde 2005, organizações da sociedade civil e do governo. A data de abertura, 18 de abril foi Dia Nacional do Livro Infantil, quando se celebra o nascimento de Monteiro Lobato.

O ponto alto da Semana foi comemorado em 23 de abril, Dia mundial do Livro e do Direito do Autor (data do falecimento de Cervantes e de Shakespeare). Nesta noite, em solenidade no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736), a CRL homenageou, com troféus "Amigo do Livro" e "Personalidade do Livro", pessoas e entidades que se destacaram no ano de 2012. Também foram agraciados os profissionais que trabalham no setor livreiro e editorial gaúcho por "tempo de serviço" (25, 35 e 50 anos) e a "Biblioteca do Ano".

Para receber o troféu de Biblioteca do Ano 2012, a diretoria da Câmara Rio-Grandense do Livro escolheu, por unanimidade, a Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva de Nova Petrópolis.

Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva de Nova Petrópolis

A Biblioteca foi criada pela Lei n° 1.192/90, em 26 de julho de 1990, e sua inauguração aconteceu no dia 27 de fevereiro de 1994. O nome é uma homenagem à Elsa Hofstätter da Silva, que foi  teatróloga, poetiza, professora e autora do Hino de Nova Petrópolis.

A Biblioteca, localizada na Rua Tiradentes, nº 256, no Centro de Nova Petrópolis, realiza diversos projetos em prol da leitura como Dia Municipal de Incentivo à Leitura e seus Mediadores (12 de março), Dormindo com os livros, Semana do Livro (18 a 23 de abril), Literatura Comentada, Semana do Meio Ambiente  “Doe um livro, adote uma planta”, Olimpíada de Literatura Infantil, Sarau Lliterário, Biblioteca nas Escolas, Informativo On-line, Dicas de leitura, Leitor Destaque e Livro sem Dono, exposição de obras de artistas locais, aulas de língua alemã, espanhola e tcheca.

O acervo conta com 20.000 livros e tem cerca de 4.500 leitores cadastrados.