29.04.2013
Câmara do Livro homenageou Amigos do Livro, Biblioteca e Personalidade do Ano de 2012

A Semana do Livro 2013, promovida pela Câmara Rio-Grandense do Livro - CRL, de 18 a 24 de abril, que contou com ações de promoção de leitura em todo o RS, teve seu ponto alto dia 23 de abril, quando foi realizada solenidade pelo Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, instituído pela UNESCO.

No Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), em Porto Alegre, a CRL homenageou pessoas e instituições que se destacaram, no ano anterior, por ações de incentivo aos livros, à leitura e à literatura. Também receberam a distinção os jubilados, profissionais com 25 ou 35 anos de trabalho ininterrupto no setor livreiro.

O troféu entregue foi criado por Carlos Tenius, um dos mais importantes escultores brasileiros e reconhecido pelos gaúchos pela autoria de um dos cartões postais de Porto Alegre, o Monumento aos Açorianos, localizado no Largo dos Açorianos.

A Personalidade do Ano, escolhida por unanimidade pela diretoria da  Câmara Rio-Grandense do Livro, foi o Prefeito de Porto Alegre José Fortunati. Receberam o título de Amigos do Livro de 2012: FestiPoa Literária, Jornal do Comércio, Luiz Gonzaga Lopes, Piquenique da Leitura / Cachoeirinha e Reinhard Sauer.  A Biblioteca do Ano foi a Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva, de Nova Petrópolis.