18.04.2013
Começa a Semana do Livro 2013

A Câmara Rio-Grandense do Livro - CRL, entidade promotora da Semana do Livro, de 18 a 24 de abril, divulga a grade de programação com atividades de incentivo à leitura.  O ponto alto da Semana é terça-feira próxima (23/4), data da solenidade do  Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, instituído pela UNESCO. A partir das 20h30, no Teatro Bruno Kiefer da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), em Porto Alegre, a CRL homenageia pessoas e instituições que se destacaram, no ano anterior, por ações de incentivo aos livros, à leitura e à literatura.

Na tabela, a programação das atividades em Porto Alegre.

O troféu que será entregue foi criado por Carlos Tenius, um dos mais importantes escultores brasileiros e reconhecido pelos gaúchos pela autoria de um dos cartões postais de Porto Alegre, o Monumento aos Açorianos, localizado no Largo dos Açorianos.

A Personalidade do Ano, escolhida por unanimidade pela diretoria da  Câmara Rio-Grandense do Livro, é o Prefeito de Porto Alegre José Fortunati. Recebem o título de Amigos do Livro de 2012: FestiPoa Literária, Jornal do Comércio, Luiz Gonzaga Lopes, Piquenique da Leitura / Cachoeirinha e Reinhard Sauer.  A Biblioteca do Ano é a Biblioteca Pública Municipal Professora Elsa Hofstätter da Silva, de Nova Petrópolis. Também recebem a distinção os jubilados, profissionais com 25 ou 35 anos de trabalho ininterrupto no setor livreiro.