09.05.2014
3ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias

A 3ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias ocorrerá na programação do 7º Seminário A Arte de Contar Histórias, realizado anualmente na Feira do Livro de Porto Alegre.

O evento tem como objetivo promover, difundir e divulgar as manifestações artísticas de contação de histórias realizadas pelo país afora, destacando e incentivando o trabalho de contadores individuais, profissionais ou não, ligados ou não a instituições promotoras do livro e da leitura.

A Mostra permitirá ao público conhecer contadores de histórias dos mais diversos estilos, vindos de diferentes cidades do país, que utilizam as mais variadas linguagens. Também incentivará, certamente, a prática do ouvir e contar histórias, o aprimoramento das habilidades de comunicação de cada contador de histórias, bem como o resgate deste momento específico em que o conto não só é veículo de informação, mas também objeto de prazer, lazer e convívio social.

Período:

A Mostra ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2014, no QG dos Pitocos, o espaço dos pré-leitores da Área Infantil e Juvenil da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Inscrições:
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de agosto por qualquer contador de histórias brasileiro ou residente no Brasil.

No pedido de inscrição devem constar o nome completo, o nome artístico (se for o caso), o endereço e os telefones do contador, assim como breve currículo, relação de atividades desenvolvidas na área da contação de histórias, link de vídeo com apresentação do contador, o título da história a ser apresentada, o nome de seu autor e dados relativos a sua publicação.

Os pedidos de inscrição devem ser enviados à Câmara Rio-Grandense do Livro pelo e-mail  agenda@camaradolivro.com.br

Da seleção:
Comissão integrada por representante da equipe da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre e pelo coordenador do seminário A Arte de Contar Histórias selecionará cinco contadores para cada um dos três dias da Mostra.

Os nomes dos contadores selecionados serão divulgados na página da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre no Facebook, no dia 15 de setembro, e serão inseridos na programação da Feira do Livro.

A Câmara Rio-Grandense do Livro fornecerá ticket de alimentação (almoço) no dia da apresentação de cada contador, mas não arcará com eventuais despesas de viagem e hospedagem.

Os contadores selecionados receberão certificado de participação na Mostra e terão vagas garantidas para participar da programação do Seminário A arte de contar histórias.

Das apresentações:
Serão cinco apresentações individuais por dia e cada contador apresentará uma só história, adequada para pré-leitores (crianças de até seis anos), em horário a ser definido, entre as 14 e as 15h, no QG dos Pitocos, na Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre.

O uso de microfone será obrigatório e não será possível utilizar cenários. Cada apresentação deverá ter a duração máxima de 10 minutos.

Da premiação:
Comissão composta pelos dois contadores convidados do dia do Seminário A Arte de Contar Histórias e pelo coordenador do evento escolherá o Destaque do Dia, que receberá um troféu da Câmara Rio-Grandense do Livro.

Sobre o público da Mostra:
O público da Mostra será constituído por crianças em idade pré-escolar, acompanhadas de professores e/ou pais e contadores que participam do seminário A Arte de Contar Histórias.

O escritor Celso Sisto, idealizador e coordenador do Seminário A Arte de Contar Histórias
CRL/Divulgação