08.06.2014
Os benefícios do Vale-cultura

Embora muito se ouça falar do Vale-Cultura, a desinformação ainda é grande entre os beneficiários do cartão, mesmo após oito meses da sua implantação. O programa do governo federal que visa ampliar o acesso do trabalhador brasileiro a bens e produtos culturais ainda é pouco conhecido por empresas, funcionários, produtores e instituições culturais. Para Gilmar Cassol, que já implantou o programa na Livraria e Editora Cassol, em Porto Alegre, ainda não é possível medir o crescimento provocado pelo Vale-Cultura nas vendas, pois os trabalhadores e as empresas que podem recebê-lo recém o estão descobrindo. “Falta muito esclarecimento sobre o assunto”, acredita.

O cartão magnético pré-pago no valor de R$ 50,00 mensais é válido em todo território nacional e possibilita maior acesso do público ao teatro, cinema, museus, espetáculos, shows, circo ou mesmo na compra de CDs, DVDs, livros, revistas e jornais. O Vale também poderá ser usado para pagar a mensalidade de cursos de artes, audiovisual, dança, circo, fotografia, música, literatura ou teatro. E, para aqueles que quiserem adquirir produtos ou serviços culturais mais caros que o valor mensal do benefício, uma boa notícia: o crédito é cumulativo e não tem validade.

Para se credenciar, as empresas recebedoras do Vale-Cultura deverão estar devidamente cadastradas nas (empresas) operadoras habilitadas pelo Ministério da Cultura. As recebedoras terão que exercer atividade(s) econômica prevista nos códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme disposto no anexo da Instrução Normativa nº 2, de 4 de setembro de 2013.

No site www.cultura.gov.br/valecultura é possível encontrar todas as informações

Vale Cultura
Divulgação MINC