09.07.2014
Projetos da Câmara aprovados na primeira etapa do MinC

Os projetos apresentados pela Câmara Rio-Grandense do Livro para os editais Prêmio Leitura para Todos – Projetos Sociais de Leitura e Apoio a Feiras de Livros e EventosLiterários, da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Ministério da Cultura, foram aprovados na primeira etapa da seleção.

Para o segundo, foram apresentados um projeto relativo ao Núcleo de Formação de Mediadores da Leitura, da CRL, coordenado pela professora Ana Paula Cecato, que promove, durante todo o ano letivo, iniciativas como  o 5º Tessituras - Formação de Mediadores para Programas de Leitura, realizado em parceria com a Ufrgs, de março a julho, com caráter de curso de extensão.

Ao todo, serão investidos R$ 6,6 milhões em projetos sociais de leitura, de inovações em bibliotecas públicas, de fomento à literatura e no circuito nacional de feiras de livros e eventos literários. A princípio, foram anunciados os resultados de três editais: Prêmio Boas Práticas e Inovação em Bibliotecas Públicas, Prêmio Leitura para Todos – Projetos Sociais de Leitura e edital de Apoio a Feiras de Livros e Eventos Literários.

Os resultados do edital de bolsas de fomento à literatura ainda não foram divulgados. A Feira do Livro de Porto Alegre, que chega em 2014 a sua 60ª edição, teve dois projetos habilitados nessa fase. O primeiro dele, no Edital de Apoio ao Circuito Nacional de Feiras de Livros e Eventos Literários, servirá para reforço na programação e, se aprovado na próxima etapa, injetará até R$ 250 mil no evento. Outro projeto relacionado à Feira, o Núcleo de Formação de Mediadores de Leitura, ficou entre os finalistas ao Prêmio Leitura para Todos – Edital de Fomento a Projetos Sociais de Leitura. O Núcleo promove encontros de formação e de qualificação de leitura em todo o Estado do RS e, se vencer a primeira etapa, levará R$ 50 mil. “Esses editais mostram que a política na área do livro está avançando e a importância em injetar recursos em projetos consistentes”, avalia Sonia Zanchetta, membro da Comissão Executiva da Feira. O resultado da segunda fase deve sair em agosto.

Projetos da Câmara Rio-Grandense do livro incentivam a leitura
Divulgação/CRL