29.07.2014
VI Seminário O Negócio do Livro

O Clube dos Editores do Rio Grande do Sul promove, na sexta-feira, dia 15 de agosto, a sexta edição do Seminário O Negócio do Livro. O evento vai ser realizado no Goethe - Institut Porto Alegre (Rua 24 de outubro, 112), das 9h às 20h. Além do Instituto, o seminário voltado para o aperfeiçoamento dos profissionais que atuam na cadeia do livro no Estado também conta com o apoio da Edipucrs.

As inscrições para as empresas associadas custam R$80. A cada cinco ingressos adquiridos, estas têm direito a uma cortesia. Editores associados recebem um ingresso de cortesia cada. Para o público externo, o valor da entrada é de R$120. Estudantes, mediante comprovação, têm desconto (R$80).

As inscrições devem ser realizadas pelo site www.clubedoseditores.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secretaria@clubedoseditores.com.br (com Clô Barcellos).

Confira abaixo a programação:

Credenciamento
Inscrições e entrega de material

9h30min
Mesa:O futuro das livrarias, com Samuel Seibel (Livraria da Vila) e Gelso Lovatel  (Livraria Vanguarda)
Assunto: a situação atual do comércio livreiro e caminhos a seguir

11h15min
Palestra: Biblioteca digital e livro por assinatura, com Roberto Bahiense (Nuvem de Livros)
Assunto: Os livros “por assinatura” e outras novas formas de disponibilização de acervo, um novo modelo de negócios na cadeia do livro.

12h30min
Intervalo para almoço

Palestra:
Estratégias para os pequenos, com Haroldo Ceravolo (Libre - Liga Brasileira de Editoras)
Assunto: Organização das pequenas editoras e os rumos do mercado, nessa época de concentração das livrarias e das grandes editoras e com a entrada da Amazon entre outros fatores.

15h30min
Mesa:
Livros para a alma, com Mark Carpenter (Mundo Cristão) e André Alt (BesouroBox).
Assunto: As estratégias de atuação em mercados de nicho (auto-ajuda, religiosos, espiritualistas). O público protestante/evangélico é composto de cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil.

Coffebreak

17h30min
Mesa:
O livro no Jornal, com Carlos André Moreira (Zero Hora) e Maria Fernanda de Carvalho Rodrigues (Estadão).
Assunto: A divulgação de livros na imprensa, o espaço do livro no jornal, a relação entre editoras e jornalistas, etc.

18h30min
Palestra:
Número de venda de livros no Brasil, com Ismael Borges (Nielsen/Bookscan)
Assunto: Pesquisa inédita de venda de livros no Brasil realizada a partir de dados consolidados das maiores redes de varejo através da ferramenta Nielsen Bookscan, mostrando a evolução ao longo do último ano, com os devidos estudos de gêneros.

Informações:
Clô Barcellos