11.08.2014
9º Mutação na Feira – Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop abre inscrições

Fãs de histórias em quadrinhos e afins, assim como profissionais da área de Educação e mediadores da leitura interessados no tema, têm ponto de encontro na Feira do Livro de Porto Alegre. Nos dias 15 e 16 de novembro, o 9º Mutação na Feira – Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop promoverá debates, painéis, lançamentos e sessões de autógrafos dentro da programação.

Com coordenação do Grupo Quadrante Sul, as atividades ocorrerão das 14h às 20h, na Casa do Pensamento, o espaço para o público jovem do evento literário. As inscrições podem ser feitas a partir do dia 19 de agosto pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br.  O 9º Mutação integra o ciclo A Hora do Educador, que será realizado na Área Infantil e Juvenil da Feira.

Entre os destaques desta edição, estão Vitor Cafaggi, quadrinista do Álbum Laços, da Turma da Mônica, e Wellington Srbek, que coordena o selo Nemo, divisão da Editora Autêntica voltada para a publicação de histórias em quadrinhos. O convidado internacional é o quadrinista francês Tardi, autor de trabalhos premiados mundialmente como Era a Guerra de Trincheiras. A participação é resultado da parceria da Câmara Rio-Grandense do Livro com a Aliança Francesa e o Bureau du Livre.

Vitor Cafaggi é um quadrinista e professor da Casa dos Quadrinhos. Criou a webcomic Puny Parker, em que imagina a infância do personagem Peter Parker. Criou também a tira Valente, publicada pelo jornal O Globo. Sua primeira publicação independente, Duo.tone, e a coletânea de tiras Valente para sempre, ambas de 2012, renderam ao autor o Troféu HQ Mix de 2012, na categoria Novo Talento (Roteirista). No ano seguinte, foi o vencedor na categoria Publicação de Tiras, com Valente para todas. Participou dos álbuns Pequenos Heróis e MSP 50, em que recriou o personagem Chico Bento. Em 2013, criou, em parceria com a irmã, Lu Cafaggi, o Álbum Laços. Segundo volume da série Graphic MSP, a história é uma visão dos dois irmãos sobre os personagens da Turma da Mônica.

Wellington Srbek  é um historiador, pesquisador, quadrinista e roteirista brasileiro. Atualmente, coordena o selo Nemo, divisão da Editora Autêntica voltada para a publicação de histórias em quadrinhos. Em 2010, recebeu da editora Agir a incumbência de adaptar para os quadrinhos o clássico Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. O álbum foi desenhado por João Batista Melado. No ano seguinte, lançou Coaraci e O Senhor das Histórias, ambos ilustrados pelo desenhista Will, e assumiu o trabalho de editor de quadrinhos da Autêntica. Voltou ao universo machadiano com uma adaptação do romance Dom Casmurro. Em 2012, lançou a primeira edição de Força animal, revista de super-heróis protagonizada por quatro jovens atletas que recebem os poderes de animais da fauna brasileira.

Tardi nasceu na França, em 1946, e começou sua carreira como quadrinista no final da década de 1960. Uma das principais temáticas de seus quadrinhos é a denúncia dos absurdos da guerra. Seus trabalhos focam principalmente o trauma coletivo europeu da Primeira Guerra Mundial, como é o caso de Era a Guerra de Trincheiras, lançado no Brasil pela Editora Nemo.

Confira a ficha completa do 9º Mutação na Feira – Quadrinhos, Fanzines e Cultura Pop

Sábado, 15/11

14h – TelaHQ: Guia do Mochileiro das Galáxias com Richard Nunes

14h30 – TelaHQ: Doctor Who com Patrícia Duarte do fã-clube WhoviansRS

15h – Painel: HQ na Educação: A Literatura em Quadrinhos com Romir Rodrigues, Bruno Salerno, Carlos Ferreira e Marcelo Tomazi

17h – Lançamento: Maldito Seja, da Ugra Press, com Douglas Utescher, Henry Jaepelt Maria Jaepelt, Marcos Freitas e Law Tissot

19h – Hora da Mutação com sessão de autógrafos de convidados e produção do fanzine Mosaico

20h – Encerramento

Domingo, 16/11

14h – TelaHQ: Planeta dos Macacos com Gilson Cunha

14h30 – TelaHQ: Star Wars com o fã-clube Conselho Jedi

15h – Painel: 75 Anos de Batman com Gelson Weschenfelder, Romir Rodrigues, Fabiano Höltz, Pablo Sarmento e Goida

17h – Outros Quadrinhos: Projeto Graphic MSP com Vítor Cafaggi artista de Turma da Mônica, “Laços”, Coleção Moebius da Editora Nemo com o editor Wellington Srbek, Daniel HDR, desenhista Marvel/DC, e Tardi, quadrinista francês.

20h – Encerramento

Mostras Permanentes (ao longo dos dois dias)

1 – Fã-clubes: WhoviansRS, Conselho Jedi, Supernatural Brasil e Herdeiros de Sonserina

2 – Feira de Publicações Independentes (venda de fanzines e revistas)

3 – Mostra de HQs do Grupo Quadrante Sul

4 – Mostra Batman 75 Anos

5 – Família Falcote (caricaturas ao vivo)

Participantes

Coordenação: Grupo Quadrante Sul – Alex Doeppre (designer), Denilson Reis (professor), Jerônimo Souza (escritor) e Marcelo Tomazi (professor)

Mestre de Cerimônias: Gervásio Santana (escritor)

Apoio: Anderson Ferreira, Ângelo Ferreira, Henrique Reis e Rogério de Souza

Convidados: Bruno Salerno (escritor), Carlos Ferreira (escritor), Conselho Jedi (fã-clube), Daniel HDR (desenhista), Douglas Utescher (editor), Fabiano Höltz (pesquisador), Família Falcote (desenhistas), Gelson Weschenfelder (professor), Gilson Cunha (jornalista), Goida (jornalista), Herdeiros de Sonserina (fã-clube), Henry Jaepelt (desenhista), Law Tissot (desenhista), Marcos Freitas (editor), Maria Jaepelt (desenhista), Pablo Sarmento (pesquisador), Patrícia Duarte (pesquisadora), Richard Nunes (pesquisador), Romir Rodrigues (professor), Supernatural Brasil (fã-clube), Tardi (quadrinista), Vitor Cafaggi (desenhista), Wellington Srbek (editor) e WhoviansRS (fã-clube).

Vitor Cafaggi
Crédito: João Alves