22.08.2014
Adote um Escritor inicia atividades em agosto

Desenvolvido desde 2002, através de parceria da Câmara Rio-Grandense do Livro com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed), o programa de leitura Adote um Escritor promove, em 2014, 130 encontros com a participação de 62 autores. Todas as escolas da rede municipal de ensino estão engajadas no programa, que disponibiliza um autor extra para as que contam com turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O convênio de renovação do Adote um Escritor foi assinado na última sexta-feira (15), pela secretária municipal de Educação, professora Cleci Maria Jurach, e o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Marco Antonio Cena Lopes.

Os encontros com escritores residentes no Estado começam em agosto. Durante a Feira do Livro de Porto Alegre, autores de outras regiões do Brasil participam das atividades nas instituições de ensino, que são realizadas paralelamente ao evento literário no mês de novembro.

Os recursos para a aquisição das obras a serem utilizadas na leitura prévia são alocados pela Smed às escolas, ainda no primeiro semestre.  A verba destinada pela Smed às escolas, no âmbito da parceria firmada com a CRL, prevê, ainda, atualização do acervo de suas bibliotecas, locação de transporte para a visitação escolar à Feira do Livro e custeio do transporte do autor adotado até a escola.

A abrangência é um dos diferenciais do programa: como mobiliza, em muitos casos, alunos de diferentes faixas etárias e níveis de ensino, além de educadores, funcionários e outros membros da comunidade escolar, as escolas tratam de adquirir o máximo possível de títulos do autor. Por esta razão, além de critérios qualitativos, considera-se, na seleção dos autores, a amplitude de sua obra.

Informações adicionais com Ana Paula Cecato (leitura@camaradolivro.com.br)