25.08.2014
Feira do Livro conquista patrocínios

A 60ª Feira do Livro de Porto Alegre ficou em terceiro lugar entre proponentes de todo o país que apresentaram projetos para o Edital de Apoio ao Circuito Nacional de Feiras de Livros e Eventos Literários, da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, do Ministério da Cultura e da Fundação Biblioteca Nacional. De acordo com a lista dos projetos que receberão recursos o evento conquistou patrocínio de R$ 176.896,50.

Para 2014, a Feira já tem confirmado o apoio de empresas como Oi, Braskem e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). “Apesar de ser um ano difícil para a economia, conquistamos grandes parceiros para essa edição histórica da Feira. Essas captações confirmam o reconhecimento nacional do evento”, destaca o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Marco Cena. O Grupo Gerdau e a Cia Zaffari também renovaram os investimentos no evento.

Empresas que recolhem o Imposto de Renda com base no lucro real ainda podem investir no evento, cujo público estimado é de 1,4 milhão de visitantes, sob o respaldo da Lei Nacional de Apoio à Cultura (Lei Rouanet). Como o projeto da Feira do Livro foi enquadrado no Artigo 18 da Lei, 100% do valor aportado é descontado do Imposto de Renda, até o limite de 4% do total devido.

BNDES garante patrocínio inédito ao evento

A Feira do Livro foi um dos 21 projetos culturais selecionados pelo BNDES para serem patrocinados entre setembro de 2014 e fevereiro de 2015. Pela primeira vez, o evento literário gaúcho figura entre as iniciativas apoiadas pela instituição financeira, uma das maiores incentivadoras da cultura no país.

Os projetos receberão recursos de acordo com o edital Patrocínio a Eventos Técnicos e Culturais 2014. Os valores serão negociados com os proponentes com base nas propostas de contrapartidas oferecida ao BNDES.