26.08.2014
Formação para mediadores de leitura reúne 100 educadores do RS e de outros estados brasileiros

Mais de 100 mediadores de leitura de 15 municípios do RS e de outros estados brasileiros participaram ontem (25/08) do primeiro módulo da formação gratuita para professores que pretendem levar seus alunos à Traçando Histórias – Mostra de Ilustração Infantil e Juvenil. A 9ª edição da exposição será realizada durante a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, de  31 de outubro a 16 de novembro, na Sala Leste do Santander Cultural. Promovido pela Câmara Rio-Grandense do Livro em parceria com a UFRGS, o encontro superou as expectativas de organizadores e participantes.

Professora do 5º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Porto Alegre, na capital gaúcha, Ana Jandira conta que a experiência com o universo da ilustração começou em 2013, após a visita da ilustradora Laura Castilhos. “Conhecemos diversas técnicas de ilustração e demos início a um trabalho voltado ao tema”. Os alunos tiveram que apresentar ilustrações diferentes para a mesma história – o livro O saco de brinquedos  – e o resultado foi surpreendente. “Esse trabalho despertou o interesse na leitura entre os alunos, pois eles precisavam ler para fazer a ilustração. Houve uma melhora significativa no desempenho e dedicação na disciplina”, destaca Ana. Para este ano, a turma vai receber a visita do autor e ilustrador André Neves, marcada para o dia 29/08, e a ideia é vivenciar a experiência de escrever e ilustrar a partir da obra Lino.

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Pelotas, Chris de Azevedo Ramil participou do encontro para buscar subsídios que a auxiliem nas aulas de Pedagogia que vai ministrar a partir do próximo semestre. “Quero trabalhar a questão da importância da imagem na literatura infantil e juvenil. Como usar a imagem no desenvolvimento das crianças e entender como ela interfere na formação do olhar e na experiência estética”, diz.

Mestre em Design Editorial na Educação e estudiosa do tema, Chris afirma que “no momento em que se entra em contato com essa literatura, a criança desenvolve outros sentidos”. Para ela, muitas vezes as imagens são negligenciadas nas histórias. “Não basta ser alfabetizado, tem que ter letramento visual também”, defende.

Inscrições para o segundo módulo estão abertas

O segundo módulo da formação para mediadores de leitura ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro, dentro da programação paralela da 9ª Traçando Histórias, na Feira do Livro. Realizado em parceria com a UFRGS, o curso terá caráter de extensão universitária e dará direito a certificado para quem obtiver 80% de presença nas 30h totais. As inscrições já podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br. É necessário informar nome completo, profissão, e-mail e telefones, além de nome da mãe, CPF e RG, para emissão do certificado.

Pela primeira vez, as oficinas e as palestras contarão com a participação de três convidados internacionais: Margarida Botelho (Portugal), Raúl Arias (Espanha) e Eva Montanari (Itália). Também participarão do curso, como oficineiros e palestrantes, Roger Mello, Elvira Vigna, Lúcia Hiratsuka, Márcia Széliga, Elisabete Teixeira e Mariângela Haddad.

Confira a programação paralela da Traçando Histórias na Feira do Livro:

9 às 12h30min - optar por uma das oficinas

Oficina com Lúcia Hiratsuka (Sala de Vídeo) Oficina com Margarida Botelho (Ateliê da Imagem)

9 às 12h30min - optar por uma das oficinas

Oficina com Elvira Vigna (Sala de Vídeo)

Oficina com Eva Montanari (Ateliê da Imagem)

14 às 17h30min - optar por uma das oficinas

Oficina com Mariângela Haddad (Sala de Vídeo)

Oficina com Raúl Arias (Ateliê da Imagem)

14 às 17h30min - optar por uma das oficinas

Oficina com Elisabeth Teixeira (Sala de Vídeo)

Oficina com Renata Bueno (Ateliê da Imagem)