Câmara do Livro Câmara do Livro no Facebook
   

26.08.2014
Formação para mediadores de leitura reúne 100 educadores do RS e de outros estados brasileiros

Mais de 100 mediadores de leitura de 15 municípios do RS e de outros estados brasileiros participaram ontem (25/08) do primeiro módulo da formação gratuita para professores que pretendem levar seus alunos à Traçando Histórias – Mostra de Ilustração Infantil e Juvenil. A 9ª edição da exposição será realizada durante a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, de  31 de outubro a 16 de novembro, na Sala Leste do Santander Cultural. Promovido pela Câmara Rio-Grandense do Livro em parceria com a UFRGS, o encontro superou as expectativas de organizadores e participantes.

Professora do 5º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Porto Alegre, na capital gaúcha, Ana Jandira conta que a experiência com o universo da ilustração começou em 2013, após a visita da ilustradora Laura Castilhos. “Conhecemos diversas técnicas de ilustração e demos início a um trabalho voltado ao tema”. Os alunos tiveram que apresentar ilustrações diferentes para a mesma história – o livro O saco de brinquedos  – e o resultado foi surpreendente. “Esse trabalho despertou o interesse na leitura entre os alunos, pois eles precisavam ler para fazer a ilustração. Houve uma melhora significativa no desempenho e dedicação na disciplina”, destaca Ana. Para este ano, a turma vai receber a visita do autor e ilustrador André Neves, marcada para o dia 29/08, e a ideia é vivenciar a experiência de escrever e ilustrar a partir da obra Lino.

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Pelotas, Chris de Azevedo Ramil participou do encontro para buscar subsídios que a auxiliem nas aulas de Pedagogia que vai ministrar a partir do próximo semestre. “Quero trabalhar a questão da importância da imagem na literatura infantil e juvenil. Como usar a imagem no desenvolvimento das crianças e entender como ela interfere na formação do olhar e na experiência estética”, diz.

Mestre em Design Editorial na Educação e estudiosa do tema, Chris afirma que “no momento em que se entra em contato com essa literatura, a criança desenvolve outros sentidos”. Para ela, muitas vezes as imagens são negligenciadas nas histórias. “Não basta ser alfabetizado, tem que ter letramento visual também”, defende.


Inscrições para o segundo módulo estão abertas

O segundo módulo da formação para mediadores de leitura ocorrerá nos dias 3 e 4 de novembro, dentro da programação paralela da 9ª Traçando Histórias, na Feira do Livro. Realizado em parceria com a UFRGS, o curso terá caráter de extensão universitária e dará direito a certificado para quem obtiver 80% de presença nas 30h totais. As inscrições já podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail visitacaoescolar@camaradolivro.com.br. É necessário informar nome completo, profissão, e-mail e telefones, além de nome da mãe, CPF e RG, para emissão do certificado.

Pela primeira vez, as oficinas e as palestras contarão com a participação de três convidados internacionais: Margarida Botelho (Portugal), Raúl Arias (Espanha) e Eva Montanari (Itália). Também participarão do curso, como oficineiros e palestrantes, Roger Mello, Elvira Vigna, Lúcia Hiratsuka, Márcia Széliga, Elisabete Teixeira e Mariângela Haddad.

 

Confira a programação paralela da Traçando Histórias na Feira do Livro:

 

3 de novembro

4 de novembro

 

9 às 12h30min - optar por uma das oficinas

Oficina com Lúcia Hiratsuka (Sala de Vídeo) Oficina com Margarida Botelho (Ateliê da Imagem)

9 às 12h30min - optar por uma das oficinas

Oficina com Elvira Vigna (Sala de Vídeo)  

Oficina com Eva Montanari (Ateliê da Imagem)

 

 

14 às 17h30min - optar por uma das oficinas

Oficina com Mariângela Haddad (Sala de Vídeo)

Oficina com Raúl Arias (Ateliê da Imagem)

14 às 17h30min - optar por uma das oficinas

Oficina com Elisabeth Teixeira (Sala de Vídeo) 

Oficina com Renata Bueno (Ateliê da Imagem)

 

18 às 20h, na Casa do Pensamento

Mesa com Mariângela Haddad, Lúcia Hiratsuka, Margarida Botelho e Raúl Arias

Tema: Uma viagem por diferentes países: a ilustração em diferentes contextos culturais (parte I)

18 às 20h, na Casa do Pensamento

Mesa com Elvira Vigna, Elisabeth Teixeira, Eva Montanari e Renata Bueno

Tema: Uma viagem por diferentes países: a ilustração em diferentes contextos culturais (parte II)

 

       


Formação para mediadores de leitura.
Karina Abrahão/ Camejo/CRL


Formação para mediadores de leitura.
Karina Abrahão/ Camejo/CRL


Formação para mediadores de leitura.
Karina Abrahão/ Camejo/CRL

voltar

 



Associado, navegue por nossa área restrita e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Instituidores e colaboradores,
solicite aqui o seu crachá.


digite seu e-mail

digite sua senha

Esqueceu sua senha?
Ainda não está cadastrado?


De 1º a 18 de novembro de 2018



Câmara Rio-Grandense do Livro
Praça Osvaldo Cruz, 15 Conj. 1708 / 1709
CEP 90030-160 Porto Alegre, RS - Brasil
Fone/FAX (51) 3286. 4517
Fale Conosco Créditos