28.08.2014
Trensurb leva estudantes para a Feira do Livro de Porto Alegre

Diariamente a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) transporta cerca de 220 mil pessoas ao longo de 43,8 km quilômetros de linha e de 22 estações. No período da Feira do Livro, somam-se a esse contingente, estudantes de escolas públicas das cidades da Região Metropolitana atendidas pela empresa (Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo) e de bairros situados no entorno da sede da Trensurb, na Zona Norte da Capital.

A empresa oferece transporte gratuito para  alunos e professores até o evento literário há alguns anos. Em 2013, a parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro, responsável pela organização da Feira do Livro, foi formalizada. Antes de solicitar o serviço, os professores precisam agendar atividades para suas turmas na programação da Área Infantil e Juvenil. Posteriormente, a Trensurb é contatada para reservar os bilhetes.

Em agosto, começaram os agendamentos de estudantes do ensino fundamental para encontros com escritores e ilustradores, assim como para os bate-papos com autores voltados para alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Para saber mais, clique aqui.  No dia 1º de setembro, iniciam os agendamentos para turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que assistem aos espetáculos de teatro, saraus e shows no Teatro Sancho Pança, e para estudantes do ensino fundamental que realizam encontros com ilustradores no Ateliê da Imagem. As informações serão disponibilizadas no site da CRL.

Preparação

A preparação para a “viagem” até a Feira do Livro começa muito antes do embarque das crianças e dos adolescentes. A equipe do Setor de Responsabilidade Socioambiental realiza visitas prévias às escolas para falar da ação, reforçar as normas de segurança e entregar os crachás de identificação para os alunos.

Na ida, o acompanhamento dos estudantes é feito desde a estação de origem até a Área Infantil e Juvenil, nos arredores da Praça da Alfândega, onde ocorrem as atividades para a comunidade escolar. Na volta, eles são recebidos na Estação Mercado Público, a mais próxima da Praça, e monitorados durante o trajeto. Na 59ª edição da Feira do Livro, foram transportados mais de quatro mil alunos.

Cláudio Gilberto Carvalho Teixeira, chefe do Setor de Responsabilidade Socioambiental, explica que o principal foco são as redes municipais de ensino, público-alvo do Programa Futuro Usuário. Segundo ele, a parceria para levar estudantes à Feira do Livro vai ao encontro dos projetos desenvolvidos pela Trensurb na área da cultura, como a Biblioteca Livros sobre Trilhos, aberta à comunidade em geral e utilizada também por quem trabalha na empresa.

Localizado na Estação Mercado Público e com um acervo de mais de quatro mil livros, o espaço conta com atividades específicas para os pequenos leitores, como a hora do conto e encontros com autores.  Em 2009, a iniciativa conquistou o troféu Amigos do Livro na categoria Biblioteca do Ano,  premiação anual realizada pela Câmara Rio-Grandense do Livro.

A empresa também promove outras ações culturais, a exemplo de exposições de arte, esquetes teatrais e apresentações musicais nas estações e, em alguns casos, até dentro dos trens.

Programa Futuro Usuário

Criado em 1984, um ano antes dos trens entrarem em operação, para apresentar o meio de transporte até então inédito à população e reforçar as normas de segurança a serem seguidas nas estações e nos trens, com o passar dos anos o projeto cresceu e ganhou novo status.

Hoje, por meio do programa, escolas visitam a sede da Trensurb para conhecer a operação e participar de atividades que contemplam temas como segurança, saúde, meio ambiente e etiqueta urbana, um conjunto de dicas criadas em conjunto com os usuários para facilitar a vida de quem utiliza os trens.

Biblioteca Livros sobre Trilhos
Divulgação/Trensurb

Crianças participam de contação de histórias
Divulgação/Trensurb