10.09.2014
Câmara Rio-Grandense do Livro prorroga prazo de votação para patrono da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre

Associados à Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), patronos e representantes da comunidade cultural (reitores de universidades, diretores de faculdades, titulares de entidades culturais e sociais envolvidas com a questão do livro e parceiros especiais da Feira) terão até o dia 16 de setembro para votar. O prazo foi prorrogado pela CRL a pedido dos próprios votantes. O patrono da 60ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, que acontecerá de 31 de outubro a 16 de novembro, será conhecido no dia 17 de setembro.

Este ano, a CRL disponibilizou urnas para que os votantes tenham a possibilidade de dividir seus votos com outras pessoas em seus nichos de atuação. “Entendemos que seria interessante atender à solicitação de prorrogação do prazo para que todos os interessados pudessem participar do processo, valorizando a mobilização dos votantes e a participação da sociedade nessa escolha, explica o presidente Marco Cena.

Airton Ortiz, Aldyr Schlee, Celso Gutfreind, Cíntia Moscovich e Maria Carpi são os patronáveis 2014.  A primeira etapa do processo de escolha do patrono, que ocorreu de 31 de julho a 19 de agosto, teve a participação de empresas associadas à Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), patronos de feiras anteriores e ex-presidentes da entidade.

As urnas estão disponíveis para votação do público nos endereços abaixo. Participe!

Empresa Endereço Cidade
Editora Concórdia
Av. São Pedro, 633 Porto Alegre
Editora da ULBRA Av. Farroupilha, 8001, pr. 29/202 Canoas
Editora AGE Rua São Manoel, 1787 Porto Alegre
Livraria Terceiro Mundo / Banca do Livro
Av. Bento Gonçalves, 9500 Porto Alegre
SBS Special Book Services Livraria Ltda. Rua Caldas Júnior, 6 Porto Alegre
Livraria e Editora Cassol Av. Bento Gonçalves, 4321 Porto Alegre
CORAG Rua Cel. Aparício Borges, 2199 Porto Alegre
Livraria do Advogado Rua Riachuelo, 1300 Porto Alegre
AGEI – Associação Gaúcha de Escritores Independentes Borges de Medeiros, 752 – Viaduto Otávio Rocha Porto Alegre

Sobre os patronáveis da 60ª edição

Airton Ortiz é jornalista, escritor e fotógrafo. Nessa ordem. Até agora vem dando certo, pois já publicou 16 livros, sendo 10 de reportagem, 3 de crônicas, 2 romances e 1 de fotografia. Criador do gênero Jornalismo de Aventura, onde é ao mesmo tempo repórter e protagonista da reportagem, já ganhou diversos prêmios tanto jornalísticos quanto literários. Já foi patrono de 20 feiras do livro no RS e 9 vezes indicado a patrono da Feira de Porto Alegre. Além disso, no próximo carnaval será tema-enredo da Escola de Samba Aldeanos, de Cachoeira do Sul, onde também já foi patrono da feira do livro. Na 60a Feira do Livro de Porto Alegre Airton Ortiz estará lançando seu 17º livro, “Paris”, uma coletânea de crônicas sobre a temporada em que morou na capital da França. A obra sairá pela Benvira, o selo de literatura brasileira do Grupo Saraiva.

Aldyr Garcia Schlee é escritor um autor bilíngue, que escreve e publica sua obra tanto em português como em espanhol. É doutor em Ciências Humanas. Foi desenhista profissional (vencedor de Concurso Nacional para a escolha do uniforme da seleção brasileira de futebol), jornalista (Prêmio Esso de Reportagem), e professor da Universidade Católica e da Universidade Federal de Pelotas (até 1992). Depois atuou como professor visitante do Programa de Pós Graduação em Letras da PUCRS, em Porto Alegre.

Celso Gutfreind é escritor e médico. Como escritor, tem 31 livros publicados entre poemas, contos infanto-juvenis e ensaios sobre humanidades e psicanálise. Participa de diversos projetos de encontros entre escritores e jovens leitores como o Adote um Escritor e Fome de Ler. É colunista da Revista Estilo Zaffari. Seu livro mais recente, publicado em 2014, é A infância através do espelho – a criança no adulto, a literatura na psicanálise, Artmed. Participou de diversas antologias no Brasil e no exterior (França, Luxemburgo e Canadá). Tem poemas e artigos traduzidos para o francês, inglês, espanhol e chinês.

Cintia Moscovich é escritora, jornalista, tradutora, mestre em teoria literária e ministrante de oficinas de criação literária. Com sete livros individuais publicados, participa de mais de três dezenas de antologias publicadas no Brasil e no exterior. Tem publicações na Espanha, Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Suécia, França, Itália, Argentina, Uruguai e México. Foi quatro vezes vencedora do Açorianos de literatura, além de ter conquistado o prêmio Jabuti, o  Portugal Telecom e o Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional. Foi diretora do Instituto Estadual do Livro e editora de livros do jornal Zero Hora. Mereceu o troféu Amigo do Livro, da Câmara Rio-Grandense do Livro.

Maria Carpi, poeta gaúcha nascida em Guaporé, professora-advogada, Defensora Pública, é autora de Nos Gerais da Dor, Vidência e Acaso, Desiderium Desideravi Os Cantares da Semente (Ed. Movimento/RS); O Caderno das Águas(WS Editor/RS), A Migalha e a Fome (Ed. Vozes/RJ), A Força de Não Ter Força (Ed. Escrituras/SP), As Sombras da Vinha e O Herói Desvalido (Ed.  Bertand do Brasil/RJ), Abraão e a Encarnação do Verbo, A Chama Azul (com gravuras de Alfredo Aquino) e O Senhor das Matemáticas (Ed. AGE/RS). O livro Vidência e Acaso teve uma 2ª edição, Editora HCE.