06.10.2009
Adote um Escritor tem convênio assinado com Smed

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) assinou 6 de outubro, convênio com a Secretaria Municipal da Educação para o programa Adote um Escritor. Além da secretária da Smed, Cleci Jurach e do presidente da CRL João Carneiro, participaram da cerimônia o procurador -geral do município João Batista Linck Figueira, e o futuro patrono da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, Carlos Urbim.

Para a secretária Cleci Jurach, a assinatura consolida um trabalho realizado com sucesso nas escolas da Capital: “Desde o princípio, o trabalho é estendido dos alunos aos pais e assim vamos atuando não só na formação de leitores nas escolas, mas envolvendo os escritores em ações na comunidade” afirmou.

O presidente da CRL João Carneiro falou sobre o desenvolvimento do público leitor em Porto Alegre com auxílio do Adote: “Com o programa é possível transformar Porto Alegre em uma cidade leitora, e já conseguimos reunir um dos maiores índices de leitura no Brasil com parcerias como esta, estáveis e duradouras, incentivando o gosto pela leitura estabelecido” falou.

Autor constantemente presente no programa Adote um Escritor, o futuro patrono da Feira Carlos Urbim partilhou experiências nas escolas em que visitou: “É incrível o que representa para cada menino e menina a presença do escritor. O brilho no olhar independe da classe social. Saio dos encontros com as energias carregadas, pronto para escrever ainda mais livros” relatou. Urbim também falou como as visitas podem refletir no gosto pela escrita: “Se com 10 anos eu tivesse recebido a visita de escritores em minha escola, teria certamente começado a escrever mais cedo” completou.

Carneiro complementou as informações de Urbim, revelando que muitos autores tem a mesma percepção: “Recebemos na Câmara do Livro inúmeros depoimentos de outros escritores, inclusive de fora do Estado, que ficam encantados com a oportunidade e surpreendidos com os livros disponíveis na biblioteca escolar, a recepção dos alunos. O Adote um Escritor só funciona porque não conta somente com a figura do escrito, mas também com o trabalho feito em cima de cada obra” finalizou o presidente da CRL.

O programa, realizado desde 2002 em uma parceria da CRL com a Smed, tem em seu cronograma, vai promover este ano 130 encontros com a participação de 87 autores somente em 2009.

A secretária da Smed Cleci Jurach, o presidente da CRL João Carneiro, o procurador-geral do município João Batista Linck e o futuro patrono da 55ª Feira do Livro Carlos Urbim na assinatura do convênio
Crédito: André Netto/PMPA

De 1º a 19 de novembro de 2017