23.03.2015
Começou o 6º Tessituras!

No dia 16 de março teve início a 6ª Edição do Tessituras: curso de Formação de Mediadores Para Programas de Leitura, realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Rio-Grandense do Livro e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com o apoio da Livraria Paulinas.

Antes de iniciar os trabalhos, a organização do Curso Tessituras prestou uma homenagem póstuma ao jornalista e escritor Carlos Urbim, falecido em fevereiro deste ano. Em 2009, Urbim foi eleito patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Um dos poucos reconhecidos principalmente por sua obra infantil e juvenil a ocupar o cargo, Urbim fez jus a sua obra desempenhando o papel de "patrono das crianças".

A convidada deste primeiro encontro, foi a Profª Drª Paula Mastroberti, que atua como escritora, ilustradora, quadrinista e professora do Instituto de Artes da UFRGS. Paula abordou o tema O livro infantil como objeto de arte.

Cento e vinte mediadores comparecerem ao primeiro encontro e se inspiraram para realizar seus trabalhos de mediação da leitura em suas áreas de atuação.

Estão previstos mais nove encontros neste semestre até o mês de julho. O curso de formação para mediadores oferece Certificado da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS para quem obtiver 80% de presença nos encontros.

Confira abaixo as datas e os convidados dos próximos encontros. Veja as imagens do evento na nossa galeria de fotos

Programação:

30/3 – Toda a cultura está no brincar infantil
Profº Christina Dias (escritora)
Relato de experiência: Rochele Marcello (professora da EMEF José Mariano Beck)

13/4 – Literatura na primeira infância - Painel de relatos de experiência
EMEI Ilha da Pintada – Professora Fabiana Silva Rzytki
EMEI Jardim Salomoni – Professora Neiva Rosa
CMEB Edwiges Fogaça – Professora Adriana Vanzella
EMEF Mario Quintana – Professoras Rejane Vianna dos Santos e Tatiane dos Santos

27/4 – Os desafios do mediador de leitura literária
Profª Drª Vera Teixeira de Aguiar (professora aposentada da Faculdade de Letras da PUCRS)
Mediação: Profª Drª Gláucia de Souza (escritora e professora do Colégio de Aplicação da UFRGS)

11/5 - Literatura na educação especial – Painel de relatos de experiência
EMEEEF Professor Luiz Francisco Lucena Borges – Professora Beatriz Guterres
EMEF de Surdos Bilíngue Salomão Watnick – Professora Denise Hirt
Confraria das Letras em Braille – Professora Isabel Sant’Anna de Oliveira
EEF Padre Réus – Professora Eliete Ramilio

25/5 – Literatura Indígena
Profª Drª Ana Lúcia Liberato Tettamanzy (professora do Instituto de Letras da UFRGS)

15/6 – Literatura Africana
Rogério Andrade Barbosa (escritor e contador de histórias)
Relato de experiência: Profª Me. Angela Ariadne Hofmann (escritora e professora)

22/6 – Novos olhares para a formação do leitor
Me. Anna Claudia Ramos (escritora)

6/7 – Literatura e intervenção social
Página Brincadeiras Literárias – Fabiana Cunha (Curitiba, PR)
Ponto de Leitura Sol e Lua, Quitanda e Piquenique da Leitura – Sônia Zanchetta, (Cachoeirinha, RS)
Ponto de Leitura Biblioteca Itinerante Griô e Piquenique da Leitura– Rosane Castro, (Cachoeirinha, RS)
Biblioteca Comunitária Estrela do Saber, Leitura no Varal e Ronda da Fraternidade – Letícia Tafra da Fontoura (Gravataí, RS)
Biblioteca Comunitária Iris Mota Lacerda – Ieda Bittencourt de Moraes (Porto Alegre, RS)

13/7 – Encontro com autor adotado pelo grupo de mediadores de leitura

6º Tessituras
Valdeci C. de Souza

Paula Mastroberti foi a convidada do primeiro encontro.
Valdeci C. de Souza

Mediadores de leitura no 6º Tessituras.
Divulgação/CRL