06.04.2015
Semana do Livro

A Câmara Rio-Grandense do Livro promove, desde 2005, no mês de abril, a Semana do Livro, com a adesão de parceiros de várias regiões do Estado, que aceitam o desafio de realizar ações que coloquem o livro, a leitura e literatura em destaque no período. Para aderir à Semana, é necessário preencher o Termo de Adesão, disponível no link https://docs.google.com/…/1cj0gsQXLMYTtqI38b4hqFbYb8ggC…/pub e enviar até o dia 16 de abril para o e-mail sonia@camaradolivro.com.br

A iniciativa marca a passagem do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril - nascimento de Monteiro Lobato) e do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril falecimento de Cervantes e de Shakespeare).

O ponto culminante da Semana é a solenidade pelo Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, em que a CRL homenageia pessoas e entidades que se destacaram pela realização ou apoio a ações em prol do livro e da leitura no ano anterior. Assim, fazem jus a troféus a Personalidade do Ano, a Biblioteca do Ano e até cinco pessoas físicas ou organizações, na categoria "Amigo do Livro". E, na mesma solenidade, são homenageados os profissionais vinculados a empresas associadas à CRL que tenham completado 25, 35 ou 50 anos consecutivos de dedicação ao setor livreiro.

A partir deste ano, o evento passa a se chamar Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura e a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do RS, por força da Lei 14.673, de 7 de janeiro de 2015, decorrente do Projeto de Lei 378-2013, de autoria do deputado Miki Breier (PSB), com o que todas as escolas e bibliotecas públicas estaduais deverão promover ações relacionadas com o livro, a leitura ou a literatura no período.