26.06.2015
61ª Feira do Livro de Porto Alegre terá bônus-livros!

Professores de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos que tenham desenvolvido, pelo prazo mínimo de três meses, em 2014 e/ou 2015, projetos de leitura, em escolas públicas, podem se inscrever de 1º a 31 de julho, a fim de obter bônus-livros do Projeto Quintanares para suas turmas.

A iniciativa visa facilitar o acesso dos alunos à leitura de obras de elevada qualidade literária e incentivar seus professores a planejarem da forma mais efetiva possível a visitação escolar à Feira, como culminância de um trabalho de formação de leitores de literatura.
Serão selecionados no mínimo 112 projetos que se destaquem por seu caráter inovador e consistência, cuja relação será divulgada no site da Câmara do Livro e em sua página do Facebook no dia 14 de agosto.

Cada turma será contemplada com bônus no valor de R$30 para até 40 pessoas, considerando-se os alunos, o professor responsável pelo projeto e até dois professores que o acompanhem na visitação escolar à Feira.

Os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio só poderão adquirir livros dos autores selecionados para participar, entre 2011 e 2015, do Programa de Leitura Adote um Escritor, desenvolvido pela Smed Porto Alegre em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro, cuja lista será afixada nas barracas dos expositores previamente credenciados.

Os professores e os alunos da Educação para Jovens e Adultos poderão adquirir livros a seu critério nas barracas dos expositores credenciados da Área Geral, da Área Internacional ou da Área Infantil e Juvenil.

Atenção!
Contará pontos, na avaliação dos projetos, o fato de o professor ter participado de alguma das seguintes formações para mediadores da leitura oferecidas pela Câmara Rio-Grandense do Livro e seus parceiros na etapa prévia da Feira:

- Tessituras: Formação de Mediadores de Projeto de Leitura – curso de extensão da UFRGS realizado em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro,  de março a julho.
- Formações para professores que participam dos programas de Leitura Adote um Escritor e Lendo pra Valer, desenvolvidos pela Câmara Rio-Grandense do Livro em parceria com a Smed Porto Alegre e a Seduc, respectivamente.
- Formação de professores que pretendem agendar alunos em encontros com escritores na programação da Área Infantil e Juvenil da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre (6 de agosto).

Projeto Bônus- Livro
Inscrição de professores

Para realizar sua inscrição no Projeto Bônus-Livro, preencha este formulário e envie-o entre 1º e 31 de julho para o e-mail leitura@camaradolivro.com.br:
Nome completo:
Telefones:
E-mail particular:
Escola (nome completo):
Cidade:
E-mail da escola:
Telefones da Escola:
Disciplina/nível de ensino com o qual trabalha:
Nome do projeto de leitura:
Sinopse:
Justificativa:
Público-alvo:
Objetivos:
Metodologia:
Cronograma:
Avaliação:
Anexar fotos, textos produzidos e qualquer outra informação que lhe pareça importante para a avaliação do projeto.

Você já participou de alguma formação para mediadores da leitura oferecida pela Câmara Rio-Grandense do Livro? (   ) sim   (   ) não
Em caso afirmativo, de qual?

..........................., ... de.......................de 2015.
_______________________________________________

Alunos da Escola Maurício Cardoso, de Soledade, com bônus livro na Feira do Livro de 2014.
Renata Estormovski / ClicSoledade