15.07.2015
Inscrições abertas para o Prêmio Açorianos de Literatura e de Criação Literária

Uma das mais importantes ações culturais País, o Prêmio Açorianos de Literatura 2015 iniciou no último dia 29 (junho) o seu período de inscrições. Até 31 de julho, escritores, artistas gráficos e editores podem concorrer com obras em primeira edição desde janeiro de 2014, assinadas por autores nascidos ou residentes em Porto Alegre ou publicadas por editoras sediadas na Capital gaúcha, desde que não  tenham concorrido em edições anteriores do concurso.

Os gêneros abrangidos são CONTO, CRÔNICA, ENSAIO DE LITERATURA E HUMANIDADES, ESPECIAL, INFANTIL, INFANTO-JUVENIL, POEMA, NARRATIVA LONGA, CAPA E PROJETO GRÁFICO. Os vencedores de cada categoria recebem um troféu criado por Xico Stockinger e ainda concorrem a LIVRO DO ANO, com prêmio de R$ 10 mil.

Já o Prêmio Açorianos de Criação Literária 2015 tem como foco a LITERATURA JUVENIL (narrativa longa, destinada ao público adolescente). Outra importante ação cultural, o concurso é voltado para textos inéditos e premia o autor com a publicação da obra pela Editora da Cidade/SMC, além do troféu e de R$ 10 mil. Os resultados serão divulgados em 23 de novembro de 2015 (segunda-feira), durante o evento NOITE DO LIVRO e, posteriormente, no Diário Oficial de Porto Alegre.

Baixe AQUI o edital com regulamento e ficha de inscrição

O Prêmio Açorianos de Literatura (22ª edição) e o Prêmio Açorianos de Criação Literária (5ª edição) têm realização da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, por meio de sua Coordenação do Livro e Literatura (CLL).

Mais informações no site da Coordenação do Livro e Literatura da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre.