12.08.2016
2° Salão do Livro para Projetos e Programas de Leitura é aberto ao público

A segunda edição do Salão do Livro para Projetos e Programas de Leitura foi inaugurada na manhã do dia 12 de agosto, em cerimônia na Sala Álvaro Moreyra, no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues (Av. Erico Verissimo, 307 – Bairro Menino Deus – Porto Alegre/RS). O evento tem o objetivo de facilitar o acesso a uma ampla variedade de livros de literatura infantil e juvenil, com a comercialização de obras de 140 autores que têm sido selecionados para participar, nos últimos anos, do Programa de Leitura Adote um Escritor, parceria entre a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) e a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed). A cerimônia marcou também o lançamento do selo em comemoração aos 15 anos do Programa de Leitura Adote um Escritor.

A coordenadora do Núcleo de Formação de Mediadores da Leitura da CRL, Ana Paula Cecato, ministrou a palestra gratuita “Programas de leitura: como envolver toda a escola?” para professores. Na ocasião, o presidente da CRL, Marco Cena Lopes, ressaltou a consistência e efetividade do programa Adote um Escritor, considerado referência para todo o Brasil, e elogiou o trabalho dos profissionais dedicados à literatura e à formação de leitores.

O 2º Salão do Livro para Projetos e Programas de Leitura conta ainda com programação cultural. A Kombi Comunidade Cultural Karlos Urbim, que integra o projeto Kombina de veículos equipados com livros, jogos e brinquedos, criado pela escritora Christina Dias, exibe o universo criativo do escritor Carlos Urbim, e a contadora de histórias Bárbara Catarina participa com contações rápidas e divertidas. Já o grafiteiro Lucas Anão Vernieri vai grafitar um totem, a convite da Kombina, na tarde do dia 12.

O evento se estende de 12 a 13 de agosto, das 9h às 19h. A entrada é gratuita e as editoras, distribuidoras e livrarias presentes ao evento, todas associadas à CRL, oferecem títulos com desconto de 20% sobre o preço de capa.

Thiago Kern Copetti

De 1º a 19 de novembro de 2017