17.03.2017
Inscrições abertas para concurso de ajuda a bibliotecas públicas

Estão abertas até 14 de abril as inscrições para a 5ª edição do Concurso de Ajudas do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas). A iniciativa visa consolidar as bibliotecas públicas como espaços de livre acesso à informação e à leitura, trabalhar pela inclusão social e contribuir para a qualificação da educação e do desenvolvimento. As propostas vencedoras receberão até US$ 18.100, em caso de projeto individual, ou até US$ 36.200, se for em nome de dois ou mais países integrantes do Iberbibliotecas. O valor total a ser investido é de US$ 181 mil.

Podem participar bibliotecas públicas e comunitárias dos países e cidades membros do programa: Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, México, Paraguai e as cidades de Buenos Aires (Argentina) e Medellín (Colômbia). Também podem se inscrever associações, redes e sistemas de bibliotecas públicas dessas localidades, além de organizações públicas e privadas que prestem serviços de biblioteca pública nesses países e cidades. A participação também é aberta a países não membros que apresentem um projeto conjunto com um país ou cidade membro. Entidades contempladas nas edições anteriores não podem participar. Os beneficiados deverão contribuir com uma contrapartida mínima ou percentagem de financiamento própria, correspondente a 20% do total do projeto.

As inscrições podem ser feitas em espanhol ou em português e devem ser enviadas ao e-mail iberbibliotecas@cerlalc.org, com o assunto "Concurso de Ajudas 2017". O e-mail deve conter os seguintes documentos: formulário de inscrição; formulário de orçamento em dólares e moeda local; calendário das atividades do projeto em uma tabela do Excel ou PDF; e anexos (máximo três) que demonstrem o desenvolvimento do projeto, somente para aqueles que já estão em execução.
Para conferir o edital e mais informações, clique aqui.

Fonte: Ministério da Cultura

Vitor Diel