21.04.2017
Solenidade pelo Dia do Livro 2017 coloca profissionais e iniciativas do mercado livreiro em destaque

Na próxima terça-feira, 25 de abril, os livros e a literatura estarão em destaque em uma noite especial que vai celebrar pessoas e iniciativas que promovem a literatura no Rio Grande do Sul. O evento encerra a programação da Semana do Livro, que se estende de 18 a 24 de abril, e ocorre no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico - Porto Alegre/RS), a partir das 19h30min.

Na ocasião, serão premiados os Amigos do Livro - profissionais e organizações com trabalho de destaque na literatura no ano anterior. São eles: o ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento, a jornalista e editora do blog Veredas Priscila Pasko e a ativista e produtora cultural Nanni Rios. A Biblioteca do Ano 2016 é a Biblioteca Pública Municipal Castro Alves, de Bento Gonçalves/RS. Profissionais com 25, 35 e 50 anos de trabalho no mercado livreiro gaúcho também serão anunciados. A apresentação e as interferências cênicas serão feitas pelos atores Valquíria Cardoso e Alex Limberger, do Teatro Ateliê.

A Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura foi instituída pela Lei 14.673/2015, que estabelece que todas as escolas da Rede Estadual de Ensino e as bibliotecas públicas estaduais devem promover ações que coloquem o livro, a leitura e a literatura em destaque no período de 18 a 24 de abril. A ação marca a passagem do Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril, nascimento de Monteiro Lobato) e do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril, falecimento de Cervantes e de Shakespeare). Escolas de outras redes de ensino, bibliotecas em geral, livrarias, empresas, autores e quaisquer outros interessados também puderam participar. As inscrições ocorreram pelo site da Câmara Rio-Grandense do Livro (www.camaradolivro.com.br).

O evento tem entrada gratuita.

Solenidade da Semana do Livro
Quando: terça-feira, 25 de abril, a partir das 19h30min
Onde: Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico - Porto Alegre/RS)

Luis Ventura/CRL