14.01.2010
Eleitos os representantes do setor para o Conselho Estadual da Cultura

A Câmara Rio-Grandense do Livro - única entidade habilitada este ano pelo Segmento Cultural do Livro e da Literatura no Conselho Estadual da Cultura -  participou, em 14 de janeiro, do processo de eleição dos membros indicados pela sociedade para a gestão  2010/2012 da entidade.

Foram eleitos, para representar o segmento, Alcy Cheuiche e Waldir da Silveira, na condição de conselheiros titulares, e Ercy Torma e Airton Ortiz, na suplência dos cargos. Os eleitos vão atuar na tomada de decisões, com os demais participantes, ajudando a estabelecer diretrizes democráticas para o setor no Estado, e fiscalizando atividades culturais dos órgãos estatais e também projetos financiados com recursos públicos.

Confira quem são os Conselheiros eleitos do Segmento Cultural Livro e Literatura:

Alcy Cheuiche é autor de quinze livros, entre romances, poesia, crônica e teatro. Nasceu em Pelotas, Rio Grande do Sul, a 21 de julho de 1940. Aos quatro anos de idade foi viver em Alegrete, sua terra adotiva, onde aprendeu a ler, escrever e amar vida do campo. Aos 18 anos de idade, prestou vestibular em Porto Alegre na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Agronomia e Veterinária. Durante o curso, colaborou em jornais universitários com artigos, contos e poesias. Diplomado em primeiro lugar em sua turma, conquistou uma bolsa de estudos para Paris. Essa experiência universitária brasileira, que prolongou-se na Europa com três anos de cursos de pós-graduação na França e na Alemanha.

Entre os principais livros do escritor estão as obras Sepé Tiaraju, Romance dos Sete Povos das Missões, Ana Sem Terra, Lord Baccarat e A Mulher do Espelho.  Alcy Cheuiche é ganhador do prêmio literário Ilha de Laytano com seu conhecido romance histórico A Guerra dos Farrapos. Foi Patrono da 52ª Feira do Livro de Porto Alegre em 2006, e também foi homenageado em Feiras de muitas escolas em todo Rio Grande do Sul e das seguintes cidades: Alegrete, Caçapava do Sul, Gramado, Gravataí e São Sepé.  É membro vitalício da Academia Rio-Grandense de Letras e sócio fundador da Associação Gaúcha de Escritores. A biografia completa do autor pode ser vista em seu site oficial http://www.alcycheuiche.com.br/

Waldir da Silveira
atua como Sócio-gerente da Distribuidora de Livros Dom Quixote, em Porto Alegre. Envolvido com a sociedade livreira, o empresário já foi presidente da Associação dos Representantes de Editoras no Rio Grande do Sul (de 1997 a 2001) e da Câmara Rio-Grandense do Livro (2004 a 2007).

Atualmente, preside o Conselho Deliberativo da Sociedade Ginástica Navegantes São João, a ACAIFLOR - Associação Comunitária dos Amigos da Ilha das Flores, e o Banco dos Livros, desde 2008.  O Banco de Livros faz parte da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, instituída pela FIERGS, e trabalha organizando doações de livros a serem repassados a escolas, comunidades carentes, e demais instituições.

SUPLENTES

Airton Ortiz nasceu na vila ferroviária de Bexiga, interior do município de Rio Pardo, em 27 de novembro de 1954. Atualmente mora em Porto Alegre, onde formou-se em Jornalismo pela PUC-RS e fez pós-graduação na UFRGS. Além de escritor profissional, é jornalista especializado em reportagens internacionais sobre a natureza selvagem; criador do gênero Jornalismo de Aventura, onde é, ao mesmo tempo, repórter e protagonista da reportagem.  Estreou como escritor profissional em 1999, ao publicar o livro Aventura no topo da África, pela Editora Record. Airton Ortiz gravou também documentários especiais para a televisão, todos sobre aventuras. Como fotógrafo, tem um acervo com 50 mil fotos da maioria dos países do mundo, especialmente sobre natureza selvagem.

Suas viagens radicais ao redor do planeta aliadas à sua experiência como administrador de empresas o tornaram um dos mais requisitados conferencistas nas áreas de Planejamento e Motivação, prestando consultoria para importantes empresas no Brasil, além de fazer palestras em escolas e feiras do livro por todo o país. Seu último livro se chama Vietnã Pós-Guerra , lançado ano passado, e faz parte do décimo título da coleção Viagens Radicais. A obra narra a expedição realizada pelo Sudeste Asiático em 2008. O currículo completo do escritor está disponível em http://camaradolivro.com.br/autores_det.php?id=79.

Ercy Torma é presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) desde 1996 e atua como jornalista desde 1952, com passagens pelas rádios Farroupilha, Difusora e Gaúcha, pelos jornais Diário de Notícias e Zero Hora. Também trabalhou como assessor de imprensa na Fundação Gaúcha do Trabalho, INSS, Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT), Assembleia Legislativa, Sindicato das Agências de Propaganda do RS.

Torma participou de duas dezenas de Colegiados, em diversas áreas municipais, estaduais e federais. É atualmente Conselheiro Titular da Fundação Educacional Padre Landell de Moura (Conselhos Diretor e de Administração) e Conselho Municipal de Comunicação.  É Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural Piratini - Rádio e Televisão.

De 1º a 19 de novembro de 2017