24.08.2017
Adote um Escritor: CRL e Smed redefinem termos da parceria que viabiliza o programa de leitura

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) e a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed) redefiniram na manhã desta quinta-feira, dia 24, os termos do acordo de cooperação técnica para a viabilização de mais uma edição do Programa de Leitura Adote um Escritor. O documento foi assinado pelo secretário da Smed, Adriano Naves de Brito, e o presidente da CRL, Marco Cena.

O plano de trabalho estabelece as atribuições das partes envolvidas, bem como as metas a serem atingidas e a aferição dos resultados obtidos com o programa. Ficou estabelecido que a CRL assume os investimentos em hospedagem, alimentação e traslados aeroporto/hotel/aeroporto dos 39 escritores de fora do Rio Grande do Sul que visitarão as escolas municipais durante o período da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. Parte das passagens aéreas serão asseguradas por editoras parceiras da Feira do Livro e o restante pela CRL. À Secretaria, cabe o pagamento de R$ 500 de cachês por encontro dos autores participantes do programa, além de R$ 1.500,00 para que a escola invista, a seu critério, na compra de livros e/ou no transporte dos estudantes à Feira do Livro.

Segundo o presidente Marco Cena, a formalização do acordo reitera a importância do programa e fortalece a parceria de 16 anos entre CRL e Smed: "O município tem que estar presente na Feira porque é uma demonstração de que há uma política pública pela leitura em andamento", explicou. O programa Adote um Escritor contempla 99 escolas municipais de Porto Alegre com a adoção da obra de 77 autores. Neste ano, o orçamento do programa é de R$ 212.500,00.

Secretário Adriano Naves de Brito e o presidente da CRL, Marco Cena, assinam o plano de trabalho que estabelece atribuições de ambas entidades na execução do Adote um Escritor de 2017
Vitor Diel

De 1º a 19 de novembro de 2017