07.05.2018
Adote um Escritor: nota de esclarecimento

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), entidade representativa do setor editorial e livreiro do Rio Grande do Sul, vem a público informar a respeito dos últimos acontecimentos nas tratativas com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED) no que concerne à realização da 17ª edição do Programa de Leitura Adote um Escritor, previsto para ocorrer ao longo de 2018, culminando na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Desenvolvido desde 2002, por meio de parceria entre SMED e CRL, o Adote um Escritor consolidou-se como referência no País. Desde o início de 2017, entretanto, a entidade já não encontrou reciprocidade no diálogo com a Secretaria.

Em 2018, a CRL tentou, desde janeiro, agendar uma audiência para definição dos termos de cooperação relativos ao Adote um Escritor com o secretário Adriano Naves de Brito, a qual só ocorreu em 13 de março, por intervenção do vice-prefeito Gustavo Paim.

Desde então, a CRL viu frustradas todas suas tentativas de reunião ou de diálogo via e-mail com a SMED. Enquanto isso, editoras associadas à Câmara do Livro alertaram-na de que haviam sido procuradas pela Secretaria para a possível realização do programa de leitura em termos que alienam a entidade do processo, prejudicando a curadoria diligente, a manutenção da qualidade do programa e desrespeitando os princípios que sempre nortearam a realização bem sucedida do Adote um Escritor.

Por tudo isto, a Câmara Rio-Grandense do Livro viu-se forçada a não renovar o termo de cooperação do Adote um Escritor e torna público e transparente a mais recente troca de ofícios com a SMED.

Confira os ofícios aqui.

Isatir Bottin Filho