22.05.2018
Comissão de Educação da Câmara de Vereadores discute Adote um Escritor

Na tarde de terça-feira, 22 de maio, a Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) participou de uma reunião da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre para discutir os entraves no Adote um Escritor que incentivaram a saída da CRL do programa. O presidente Isatir Bottin Filho, primeiro à esquerda na foto, representou a entidade. Participaram também a Secretaria Municipal de Educação (Smed), Secretaria Municipal da Fazenda, Associação Gaúcha de Escritores, Associação Rio-Grandense de Bibliotecários, vereadores e a comunidade.

O presidente da CRL ressaltou as inúmeras tentativas de comunicação com a Secretaria de Educação, que se mostraram infrutíferas "unicamente em função da falta de transparência da Smed", explicou. Para Isatir, o Adote um Escritor tornou-se reconhecido e premiado em função de seu caráter democrático e especializado, o que sempre grantiu a qualidade do programa em seus 16 anos de existência. O presidente da CRL também apontou as contradições da secretaria, representada por Vinícius Escobar, que alegou não ter informações concretas sobre o andamento do Adote um Escritor em 2018 em função de estar ainda em execução inicial.

Sônia Zanchetta, integrante da Comissão Executiva da CRL, lembrou que o programa de leitura foi realizado com recursos da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre desde sua primeira edição e a falta de transparência e de comunicação com a secretaria prejudicou o andamento do Adote um Escritor em 2017 e forçou a CRL a retirar-se em 2018.

O presidente da Associação Gaúcha de Escritores, Christian David, lamentou que as alterações propostas pela secretaria prejudiquem a curadoria feita pela CRL, que direcionava o programa para as demandas de professores de acordo com a faixa etária dos alunos e garantia atividades de formação aos educadores.

Na conclusão, a vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) pressionou o representante da Smed por respostas quanto ao quadro de pessoal que atualmente executa o Adote um Escritor, ao que foi respondida evasivamente.