06.05.2010
CRL e Ulbra fazem abertura da 8ª edição do Fome de Ler

Professores, escritores, entidades e poder público participaram da abertura da oitava edição do Programa Fome de Ler na última quinta-feira (6) na Ulbra Canoas. Durante o encontro, o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, João Carneiro e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA, Ricardo Rieth assinaram o termo de compromisso entre a Universidade e CRL para a realização do programa que, neste ano, conta também com a participação da Prefeitura de Canoas, através das secretarias municipais de Cultura e de Educação.

A abertura do encontro foi feita pelo capelão geral da Ulbra, Gerhard Grasel. Além de João Carneiro e Ricardo Reith, uniram-se à cerimônia o secretário da educação de Canoas Paulo Ritter, a coordenadora do Programa Angela Rolla, o vice-prefeito de Arroio dos Ratos Gilmar Teixeira e o secretário da cultura de Canoas, Jéferson Assumção.

Para o pré-reitor Ricardo Rieth, o próprio nome do Programa Fome de Ler já evoca a necessidade em despertar o interesse de alunos na leitura: "As crianças devem ser famintas pelos livros. O nome Fome de Ler deve ser base para o desenvolvimento", destacou.

O presidente da CRL João Carneiro falou da importância em projetos como o Fome de Ler estarem em andamento com as parcerias já firmadas: "Hoje, o Fome de Ler, filhote do programa Adote um Escritor, vai transformando os municípios" contou. "A beleza dessa expansão é saber que acaba se produzindo um efeito dominó positivo, com projetos paralelos", comemorou.

Inscrições para o programa
A ficha de inscrição para o programa estará disponível no site da CRL a partir do dia 10 de maio. As inscrições serão aceitas entre os dias 17 e 31 de maio e os resultados dos encontros serão divulgados no dia 10 de junho.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas com a professora Angela da Rocha Rolla, da Ulbra (arolla@terra.com.br ) ou com a professora Ana Paula Cecato, da equipe da CRL (agenda@camaradolivro.com.br).

Parceiros
Através de articulação entre o Programa Fome de Ler e o Programa Lendo pra Valer, escolas estaduais da 27ª e 12ª CRE também receberão autores e acompanhamento pedagógico , em parceria da CRL com o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, Secretaria de Estado da Educação e Ulbra.

O Programa Fome de Ler é realizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) em parceria com a Ulbra Canoas, a Ulbra Guaíba, a Rede Ulbra de Escolas, prefeituras de Canoas e de municípios da região Centro-Sul do Estado, 12ª CRE, 27ª CRE e o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, da Secretaria de Estado da Educação.

Termo de Compromisso para o Fome de Ler foi assinado
(Crédito da foto: Paula Vinhas, Prefeitura de Canoas)