19.05.2010
CRL participa de reunião na PUC-RS com entidades de leitura

Durante o I Congresso Internacional de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil e o I Fórum Latino-Americano de Pesquisadores de Leitura, entidades do Estado puderam se reunir com a subdiretora de Leitura, Escrita e Bibliotecas do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC), Maria Elvira Charría, e Eliana Yunes, da Cátedra Unesco, da PUC-Rio.  O encontro foi promovido pela professora Vera Teixeira Aguiar, da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Gradução em Letras da PUC-RS, na última quinta-feira (13), na Universidade.

A CRL participou do encontro, representada pelo presidente João Carneiro, Sônia Zanchetta, da Comissão Executiva, e Ana Paula Cecato e Maria da Graça Artioli, da equipe da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro. A professora Ângela da Rocha Rolla, da Ulbra, representou o Programa Fome de Ler, e a bibliotecária Maria do Carmo Mizetti Ferreira, da Secretaria de Estado de Educação, o Programa Lendo pra Valer, ambos desenvolvidos em parceria com a CRL.

Participaram, ainda, a coordenadora do Programa Permanente de Estímulo à Leitura, Luiza Motta, de Caxias do Sul, e a coordenadora do curso de Letras da UPF, Fabiane Verardi Burlamaque. Por parte da PUC estiveram presentes também as professoras Maria Teresa Amodeo e Vera Wannmacher Pereira, do Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem – Celin.

Durante a reunião, Maria Elvira Charría destacou a importância das discussões relativas à promoção da leitura no âmbito acadêmico no Brasil. Segundo ela, as ações se encontram bastante avançadas, com um poderoso trabalho assegurado por políticas públicas, em algumas regiões, o que habilitaria o País a prestar assessoria técnica a outros países, através do CERLALC. Charría fez referência também à Rede Ibero-Americana de Responsáveis por Políticas e Planos de Leitura – Redplanes, através da qual o CERLALC pretende integrar, no prazo de seis anos, os planos e programas nacionais dos países membros.

O presidente da CRL relatou os esforços que vêm sendo empreendidos pela entidade na área da formação de leitores e a sua participação ativa em foros locais, regionais e nacionais onde se discutem políticas que tendem a beneficiar toda a cadeia produtiva do livro.

João Carneiro anunciou também que o Ministério da Cultura escolheu a CRL para ser o Pontão de Livro e Leitura da Região Sul, com as atribuições de capacitar e formar agentes de cultura, organizar fóruns, encontros e atividades que promovam a troca de experiências e coordenar outros projetos, programas e ações voltadas para a área do livro, leitura e literatura.

O trabalho desenvolvido pela CRL rendeu elogios por parte da subdiretora do CERLALC, que declarou não conhecer nenhuma outra Câmara do Livro que realizasse um trabalho semelhante ao que a CRL vem desenvolvendo nas áreas da formação de leitores e capacitação de mediadores da leitura.