17.06.2010
II Seminário O Negócio do Livro

Iniciou na noite dessa quarta-feira, 16, o ciclo de palestras organizadas pelo Clube dos Editores no Instituto Goethe. O primeiro convidado a se apresentar foi Fredi Indiani, diretor de Compras da Saraiva. Fredi discorreu sobre o histórico da empresa e de como a Saraiva se destacou no mercado livreiro brasileiro através de inovações, como a construção de megastores e o uso do conceito de experiência de compra, a criação de uma loja virtual em paralelo às lojas físicas e a busca de geração de conteúdo para seu mix de produtos (livros, música, softwares, hardwares) com conexão nas redes sociais da internet.

A palestra mostrou também como a Saraiva passou a ver o livro digital e a entrada do novo produto, pesquisas realizadas em mercados mais consolidados, como Estados Unidos, e futuros paradigmas que este novo formato de leitura traz, entre eles, o que fazemos com a obsolescência das tecnologias.

A segunda convidada foi Camila Knitzel, da Tipos Móveis. Camila contou um pouco da sua história pessoal e, com muito humor, a história do marketing do seu ponto de vista e de como as premissas básicas de um bom produto estão presentes desde sempre: bons produtos e uma boa conversa.

Com estas premissas, Camila apresentou à todos cases da vida digital de certas marcas, erros cometidos por algumas delas que acabaram gerando repercussão negativa através de opiniões na internet. Orkut, YouTube, Facebook, Flickr e Wikipedia foram apresentados com números, perfil dos usuários e possibilidades de uso com foco no mercado editorial. Foram destacadas também a importância da gestão da marca, de criar uma personalidade e uma voz para que a empresa use as redes sociais e ainda avaliação de relevância, pertinência, auto-análise, capacidade de relacionamento e inovação para o uso destas redes.

Para o segundo dia do evento, hoje, às 19h, são convidados para falar sobre Programas de Leitura no Brasil: Marcelo Soares, diretor de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e de Tecnologias para Educação Básica do Ministério da Educação, Maria Luiza Bretas Vasconcelos, da Secretaria do Estado da Educação de Goias e Leila Cristina Barros, da Secretaria Municipal da Educação de Belo Horizonte. O evento ocorre das 19h às 21h45.