14.04.2011
Livraço abre programação da Semana do Livro 2011

A Câmara Rio-Grandense do Livro, com apoio de entidades ligadas ao setor, promove a abertura das atividades da Semana do Livro 2011. Um dos mais aguardados momentos de incentivo ao livro e à leitura do Estado começa com uma ação democrática em um dos parques mais populares da capital gaúcha, a Redenção. No dia 17 de abril, a partir das 11 horas, o Livraço Por Uma Porto Alegre Mais Leitora vai reunir amantes da literatura com seus livros preferidos. O ponto de encontro será em frente ao Monumento ao Expedicionário no Parque Farroupilha. Os participantes vão ler trechos das obras e depois poderão trocar os livros entre si ou doá-los a bibliotecas.Esta será a 9ª edição da Semana do Livro e ocorrerá entre 17 a 23 de abril com atividades programadas em Porto Alegre e em várias cidades do Interior do Estado, como Caxias do Sul, Carazinho, Santa Rosa, Canoas, São Leopoldo e Montenegro, entre outras.

Tanta agitação se deve ao Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, que é comemorado em 23 de abril, data instituída pela Unesco. Foi nesse dia que morreram Miguel de Cervantes e William Shakespeare. A Câmara Rio-Grandense do Livro prepara uma solenidade especial para a Semana, com homenagens a pessoas e instituições que, no ano passado, desenvolveram ou apoiaram ações de promoção à leitura e de incentivo ao livro, além dos jubilados do livro, titulares e funcionários de empresas associadas que completaram 25 e 35 anos de dedicação ao setor livreiro. O evento será no dia 18 de abril, no Auditório Barbosa Lessa, do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.