Câmara do Livro Câmara do Livro no Facebook
   

01.07.2011
Câmara Rio-Grandense do Livro começa preparação da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre

Evento será realizado de 28 de outubro a 15 de novembro 

 

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   A Câmara Rio-Grandense do Livro começa a preparar a 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, o  maior evento do gênero realizado a céu aberto nas Américas. A Feira, que ocorre de 28 de outubro a 15 de novembro, contará com uma intensa e diversificada programação cultural gratuita. Na programação para adultos, ocorrerão encontros com autores, saraus, apresentações artísticas e oficinas, entre outras atividades. Na Área Infantil e Juvenil, que funciona nos armazéns centrais do Cais do porto, a programação terá como foco as crianças, os adolescentes e os alunos da Educação para Jovens e Adultos - EJA. Também no Cais do Porto, ocorrerão as atividades do ciclo A Hora do Educador, voltado a professores, bibliotecários e outros mediadores da leitura.

A expectativa é de que mais de 1.7 milhão de pessoas visitem a 57ª edição da Feira e que se realizem mais de 700 sessões de autógrafos, cerca de 200 palestras e debates, 400 encontros com autores, contações de histórias e outras atividades para os públicos infantil e juvenil e para alunos da EJA. Sem contar, ainda, com  nove seminários entre outras atividades para educadores, mais de 30 oficinas para público adulto e cerca de 100 apresentações artísticas e exibições de filmes.

Entre os escritores estrangeiros convidados estão Eduardo Sacheri, Lídia Jorge, Pola Oloixarac, Georges Bertin, Jean-Bruno Renard, Eric Mcluhan, Federico Casalegno e William Uricchio. Já entre os brasileiros confirmados, a feira contará com a presença de Içami Tiba, Marcelo Rubens Paiva, Nelson Motta, Mary del Priori, Lya Luft, Padre Fábio de Mello, Rosana Rios e Júlio Emílio Braz, além do quadrinista Rafael Coutinho e da especialista em mangá, Sônia Luyten, entre tantos outros.

O evento ocorrerá em seu tradicional espaço, onde é realizado desde sua primeira edição, em 1955: a Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre, e nos trechos de vias do entorno da Praça, como a Rua dos Andradas, a Avenida Sepúlveda e a Rua Cassiano Nascimento. As atividades acontecerão, também, nos prédios do Memorial do RS, Santander Cultural, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e no Cais do Porto (Área infantil e juvenil).  Ao todo, a 57ª edição do evento ocupará uma área de mais de 24 mil metros quadrados.

Em 2010, a Feira do Livro de Porto Alegre recebeu reconhecimento como patrimônio imaterial da cidade pela Secretaria Municipal da Cultura. A homenagem se soma à medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República no ano de 2006, que reconheceu o evento como um dos mais importantes do Brasil.

Editoras, livrarias, distribuidores e creditistas, responsáveis pela venda direta de livros ao consumidor já se inscreveram, e a Feira contará com expositores na Área Geral, na Área Infantil e Juvenil (no Cais do Porto) e na Área Internacional. Nestes espaços, os visitantes poderão encontrar obras clássicas, novos autores, literatura infantil e juvenil, livros de arte, filosóficos, religiosos, títulos científicos, publicações universitárias e obras internacionais, entre outras.

Entre as novidades deste ano, está a de que a cada dia da Feira será abordado um tema, havendo pelo menos uma atividade a respeito do mesmo para adultos e outra na Área Infantil e Juvenil. Os temas definidos são os seguintes: Biblioteca; Livro e Leitura; Suspense; Literatura de Terror; Viagens; Cinema; Humor; Cultura Popular; Conto; Gastronomia; Afrodescendência; História; Antropologia; Corpo/Saúde/Erotismo; América Latina; Direitos Humanos e Acessibilidade; Dia Mundial da Gentileza; Ecologia e Comunicação.

O nome do patrono da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre será divulgado nos primeiros dias de setembro. A escolha do patrono levará em consideração critérios como: qualidade, extensão e importância do conjunto da obra, representatividade no meio intelectual e na sociedade e serviços prestados ao livro produzido no Estado.

A programação da área Infantil e Juvenil e do ciclo A Hora do Educador, terá como um dos temas recorrentes a Biblioteca Escolar. A ideia é motivar a direção, a supervisão e os professores a colocarem a biblioteca no centro do projeto pedagógico da escola e a manterem suas portas abertas à comunidade. Para tanto, será montada, no Armazém A do Cais do Porto, uma biblioteca escolar modelo denominada Moacyr Scliar, integrada pelos seguintes espaços: Sala de Leitura; Espaço Infantil; Espaço Juvenil; Sala dos Professores; Recanto do Scliar; Sala de Vídeo, Vitrina da Leitura e Estação da Acessibilidade.

A programação conta, ainda, com uma reunião do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares, no dia 28 de outubro, e a 4ª edição do Seminário A Arte de Contar Histórias, que terá como tema O território mágico da biblioteca. Durante todo o período da Feira, muitas atividades de promoção da leitura serão realizadas nos espaços da biblioteca. Além disso, outro tema que aparecerá em vários momentos da programação do evento será a Literatura de Terror.

Entre as atividades prévias da Área Infantil e Juvenil, estão a 10ª edição do Programa de Leitura Adote um Escritor; a 4ª do Programa Lendo pra Valer e a 9ª  do Programa Fome de Ler, que promoverão mais de 130 encontros de escritores e ilustradores, em escolas, na etapa prévia e durante a Feira, após a leitura de obras de sua autoria, disponibilizadas adquiridas por entidades parceiras.

Além destas iniciativas, a CRL desenvolve a 10ª edição do A Feira vai à Fase. O projeto promove encontros entre autores e adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas no Centro de Internação Provisória Carlos Santos e no Centro de Atendimento Socieducativo da Vila Cruzeiro, em Porto Alegre. Em ambos os casos, os livros para a leitura prévia são viabilizados por editoras parceiras.

Confira a programação do Cais do Porto:

Teatro Sancho Pança - Nos dias úteis, haverá encontros do ciclo O Autor no Palco às 9h, 10h30, 14 e 18h30 e atividades para alunos do ensino médio e da Educação para Jovens e Adultos, às 20h.

Casa do Pensamento – Nos dias úteis, às 9h, 10h30, 14h e 15h30, ocorrerão encontros com autores para alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio e, fora do horário da visitação escolar, a Casa do Pensamento acolherá vários seminários para educadores, a saber:

28 de outubro – Reunião do Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares – Coordenação: Loiva Serafini

29 de outubro – 3° Seminário Nacional Redes de Leitura – Parceria: Ong Cirandar – Coordenação: Márcia Cavalcante

29 de outubro (noite) a 1° de novembro - 2° Seminário da Confraria Reinações na Feira – Tema: O fantástico e a literatura infantojuvenil – Coordenação: Elaine Maritza

2 e 3 de novembro – 7ª Mutação na Feira – HQs, zines e outras histórias – Tema: HQ e cinema  - Coordenação: André Alves

3 (noite) a 6 de novembro – 4° Seminário A Arte de Contar Histórias – Tema: O espaço mágico da biblioteca  - Coordenação: Celso Sisto – Convidada especial: Nancy Nóbrega (Cátedra Unesco de Leitura – PUC-RJ) – Oficineiros: Lenice Gomes (PE), Giba Pedrosa (SP), Zé Bocca e Paula Martín (Arg), Emanuel Marinho(MT), Beatriz Myrrah (MG). Contadores convidados: Adriane Azevedo, Rosane Castro, Bárbara Camargo, Grupo Fio da Palavra (Djine Klein, Judith Ribone e Roselaine Funari) – Mediadores: Eunice Pigozzo, Katiane Crescente e Márcia Cavalcante

4 e 5 de novembro (tarde) – Seminário Adaptação de Clássicos da Literatura para Crianças e Jovens - Coordenação: Daniel Weller  - Palestrantes: Luiz Antonio Aguiar, Kátia Canton, Leonardo Chiancha, Silvana Salerno e Fernando Nuno, entre outros

7 de novembro – 12° Encontro de Promotores de Eventos Literários - Parceria com Famurs – Palestrante convidada: Eliana Yunes, da Cátedra UNESCO de Leitura da PUC/Rio

8 a 11 de novembro – 3° Seminário Nacional AEI-LIJ Por um Espaço Especial para a Literatura na Escola – Tema: Bibliotecas escolares - teoria e prática:  irradiando leitores e leituras -  Coordenação: Hermes Bernardi Jr. Palestrante abertura: Pedro Bandeira – Confirmada a participação de Anna Cláudia Ramos, presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil

12 e 13 de novembro – 2° Encontro da Associação de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes na Feira – Coordenação: Alex Garcia, presidente da entidade

Território das Escolas – Serão agendadas apresentações de grupos artísticos de escolas e da comunidade, no ciclo A Arte Levada a Sério.

QG dos Pitocos - Espaço das crianças em idade pré-escolar. Abrigará encontros com escritores e ilustradores que têm obra para esta faixa etária, espetáculos de teatro de bonecos, contações e cantações de histórias. A maior parte da programação estará a cargo da equipe de artistas do QG (músicos e contadores de histórias).

A atriz Valquíria Cardoso, que integra a equipe, ministrará a oficina Histórias para contar em casa, para pais, babás, avós e outros cuidadores. No fim da tarde, nos dias úteis, após a visitação escolar, serão realizadas no espaço as oficinas do ciclo Todo Mundo Pode..., para educadores.

Arena das Histórias – Nos dias de semana, ocorrerão encontros com escritores e ilustradores, para alunos do ensino fundamental ou de escolas infantis, conforme o caso. À noite e nos fins de semana, haverá contações e cantações de histórias para o público em geral.

Largo da Escrita – Será o espaço das sessões de autógrafos de livros produzidos em escolas.

Projeto Asteroide – Desenvolvido em parceria com a Smed Porto Alegre visa integrar à feira meninos e meninas que perambulam pelo Centro da cidade (moradores de rua, usuários do Acolhimento Noturno da Prefeitura, crianças e adolescentes albergados ou que, mesmo vivendo com suas famílias, passam grande parte de seu tempo nas ruas em busca de sustento ou mera diversão). Funciona em articulação com todos os órgãos que integram a rede de proteção ao menor na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Deck dos Autógrafos – Além das sessões de autógrafos de livros infantis e juvenis, que ocorrerão às 15, 16 e 17h, todos os dias, às 18h30min, haverá, no local, apresentações de grupos corais ou instrumentais, entre outras intervenções artísticas.


Bruno Alencastro

voltar

 



Associado, navegue por nossa área restrita e tenha acesso a conteúdos exclusivos.

Instituidores e colaboradores,
solicite aqui o seu crachá.


digite seu e-mail

digite sua senha

Esqueceu sua senha?
Ainda não está cadastrado?


De 1º a 18 de novembro de 2018



Câmara Rio-Grandense do Livro
Praça Osvaldo Cruz, 15 Conj. 1708 / 1709
CEP 90030-160 Porto Alegre, RS - Brasil
Fone/FAX (51) 3286. 4517
Fale Conosco Créditos