11.07.2011
4º Seminário A Arte de Contar Histórias apresenta programação

Território Mágico da biblioteca é o tema do evento

A Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) acaba de divulgar a programação do 4º Seminário A Arte de Contar Histórias que será realizado de 3 a 6 de novembro, nos Armazéns A e A1 do Cais do Porto– Área Infantil da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre. A iniciativa, que este ano terá como tema O território mágico da biblioteca, abrirá inscrições a partir do dia 15 de agosto. O evento, promovido pela CRL e idealizado e coordenado pelo escritor, ilustrador e contador de histórias Celso Sisto, contará com palestra, oficinas, mesas-redondas e sessões de contação de histórias.

A palestra O que significa para o leitor ouvir histórias na biblioteca? com a doutora em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, integrante da Cátedra Unesco de Leitura da PUC- Rio, Nanci Nóbrega, abrirá o evento no dia 3 de novembro, às 19h, na Casa do Pensamento.  A Narração de abertura ficará por conta do Grupo Fio da Palavra, com Djine Klein, Judith Riboni e Roselaine Funari.

A programação de sexta-feira, 4 de novembro, contará com oficinas, das 9h30 às 12h30, com Lenice Gomes (PE), na Sala de Vídeo, e com Giba Pedroza (SP), na Casa do Pensamento, além da mesa-redonda, com os dois autores, das 17h às 19h. A narração oral na biblioteca escolar será o tema do debate, que terá mediação de Katiane Crescente (RS) e narração de abertura de Bárbara Camargo. No mesmo dia, os autores Lenice Gomes e Giba Pedroza, participarão da sessão de histórias, das 19h30 às 20h30, na Arena das Histórias.

No sábado, 5 de novembro, os autores Beatriz Myrrha (MG) e Emmanuel Marinho (MS) participarão de oficinas, das 9h30 às 12h30, na  Sala de Vídeo e na Casa do Pensamento, respectivamente, e de mesa-redonda, das 17h  às 19h,  na Casa do Pensamento. O debate, que terá como tema A narração oral na biblioteca comunitária, contará com mediação de Márcia Cavalcante – Cirandar(RS) e narração de abertura: Adriane Azevedo (RS). A sessão de histórias de Beatriz Myrrha e Emmanuel Marinho será realizada das 19h30 às 20h30, na Arena das Histórias.

Encerrando a programação do Seminário, no domingo, 06 de novembro, serão realizadas oficinas, das 9h30 às 12h30, com os autores Paula Martín (Buenos Aires), na Sala de Vídeo e Zé Bocca (SP), na Casa do Pensamento. A mesa-redonda, com os autores, terá como tema A narração oral na biblioteca pública. A iniciativa, que terá mediação de Eunice Pigozzo (RS) e narração de abertura de Rosane Castro (RS), será realizada das 17h às 19h, na Casa do Pensamento. Os autores participarão ainda, da sessão de histórias, das 19h30 às 20h30, na Arena das Histórias.

Mais informações podem ser obtidas pelo visitacaoescolar@camaradolivro.com.br.

A 57º Feira do Livro de Porto Alegre, maior feira de livros a céu aberto das Américas, será realizada de 29 de outubro a 15 de novembro na Praça da Alfândega.

Confira a programação do Seminário:

3 de novembro – quinta-feira:

Das 19h às 21h - Palestra de Abertura: O que significa para o leitor ouvir histórias na biblioteca? Nanci Nóbrega (RJ) (UFF e Cátedra Unesco Leitura)

Narração de abertura: Grupo Fio da Palavra (Djine Klein, Judith Riboni e Roselaine Funari)

Local: Casa do Pensamento – Área Infantil da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre

04 de novembro – Sexta-feira:

9h30 às 12h30 - Oficinas –

Local: Sala de VídeoLenice Gomes (PE)

Local: Casa do Pensamento – Giba Pedroza (SP)

Das 17h às 19h – Mesa-redonda -

Tema: A narração oral na biblioteca escolar

Mediador: Katiane Crescente (RS)