Regulamento para Inscrições no Projeto “Tô de Boa na Leitura”

O projeto Tô de boa na leitura, da Secretaria do Estado da Educação em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro, tem inscrições abertas até o dia 30 de agosto para professores de Ensino Fundamental e Ensino Médio que tenham desenvolvido, pelo prazo mínimo de três meses, em 2018 e/ou 2019, projetos de leitura em escolas estaduais. A iniciativa prevê a distribuição de bônus-livro para 55 turmas. Os trabalhos contemplados serão selecionados por seu caráter inovador e consistência, e serão divulgados no dia 3 de setembro pela Câmara do Livro.

Com os bônus-livro, no valor de R$ 30,00 para cada aluno e R$ 50,00 para cada professor, as turmas poderão adquirir obras literárias na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, que será realizada entre 1º e 17 de novembro de 2019, na Praça da Alfândega. Os bônus deverão ser retirados pelo professor responsável, entre 1º e 14 de novembro, na Coordenação da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro, no Memorial do Rio Grande do Sul.

Público-alvo:
Professores de Ensino Fundamental e Ensino Médio, que tenham desenvolvido, pelo prazo mínimo de três meses, em 2018 e/ou 2019, projetos de leitura em escolas estaduais.

Período de inscrição:
Até 30 de agosto, a fim de obter, para suas turmas, bônus-livros do PROJETO “tô de Boa na Leitura” desenvolvido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro.

A iniciativa visa facilitar o acesso dos alunos à leitura de obras de elevada qualidade literária e incentivar seus professores a planejarem da forma mais efetiva possível a visitação escolar à 65ª Edição da Feira do Livro de Porto Alegre, como culminância de um trabalho de formação de leitores.

Serão selecionados 55 projetos que se destaquem por seu caráter inovador e consistência, cuja relação será divulgada no site da Câmara do Livro e em sua página do Facebook no dia 05 de setembro.

Cada projeto escolhido será contemplado com bônus no valor de R$ 30,00 (trinta reais) para cada aluno sendo considerados 40 alunos por turma, totalizando 2.200 (dois mil e duzentos) alunos para 55 (cinquenta e cinco) turmas. Para o professor o valor do bônus será de R$ 50,00 por professor, sendo considerados 02 (dois) professores por turma, totalizando 110 (cento e dez) professores contemplados. As compras deverão ser feitas em barracas de expositores que tenham aderido ao projeto, que estarão devidamente identificadas e cuja lista poderá ser obtida no momento da retirada dos bônus-livros, pelo professor responsável, o que deve ser feito de 1º a 14 de novembro, na coordenação da Área Infantil e Juvenil da Feira, no Memorial do RS.

Critérios de avaliação
Contará pontos, na seleção dos projetos, o fato de o professor ter participado de alguma das seguintes formações para mediadores da leitura oferecidas pelo Núcleo de Formação de Mediadores de Leitura e seus parceiros na etapa prévia da Feira:

1) Tessituras: Formação de Mediadores de Programas de Leitura – curso de extensão da UFRGS realizado em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro,  de março a julho.

2) Formação para professores que participam do Programa Lendo pra Valer, desenvolvido pela Câmara Rio-Grandense do Livro em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares.

3) Formação para professores que pretendem agendar alunos em encontros com escritores na programação da Área Infantil e Juvenil da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre (3 de agosto, das 9 às 12h, na Sala Lili Inventa o Mundo, da Casa da Cultura Mário Quintana.

Inscrição de projetos
Para realizar sua inscrição, preencha este formulário e envie-o até 30 de agosto para o e-mail leitura@camaradolivro.com.br

Clique aqui para baixar o formulário!

• Cléia Quevedo
    / Responder

Boa tarde! Li a respeito do projeto “Tô de boa na Leitura”. Achei muito interessante. Gostaria de participar com meu projeto. Sou professora de uma escola do Município de Viamão. Escola Municipal! Só podem participar escolas estaduais?
    Aguardo retorno.
    Abraço