Diversas escolas indígenas prestigiaram a programação
Mais de mil alunos participaram, nesta terça-feira (12), do dia dedicado à valorização da literatura e da cultura indígena na Feira do Livro. A programação contou com atividades para diversos públicos e foi marcada pela presença de escritores indígenas renomados.
Um diálogo sobre literatura e ecologia reuniu os escritores Auritha Tabajara, Daniel Munduruku, Yaguarê Yamã e Raquel Kubeo. No ciclo “O Autor no Palco”, os autores Cristino Wapichana, Lucia Tucuju e Eva Potiguara receberam estudantes para um bate-papo sobre suas obras e vivências. Além disso, durante todo o dia, na Aldeia das Histórias, foram realizadas contações de histórias da literatura indígena, proporcionando uma imersão cultural para os pequenos.
No Rio Grande do Sul, atualmente, há 102 escolas indígenas, que atendem a 6.410 alunos. A escritora Lucia Tucuju destacou a relevância de debater a temática em espaços como a Feira. “Através da literatura, vamos tendo consciência e noção da importância de valorizar a cultura, as histórias, a ancestralidade, as memórias, para que não se apaguem, para que cada vez estejam mais acesa”, reforçou a autora.
Bate-papo com autores indígenas inspira estudantes
Um dos pontos altos do evento foi o bate-papo entre os autores Daniel Munduruku, Yaguarê Yamã, Eva Potiguara e Lucia Tucuju, que reuniu mais de 500 estudantes de escolas de Porto Alegre e região. Com presença de alunos dos ensinos fundamental e médio, os escritores compartilharam histórias, costumes e a cultura de seus povos de origem.
Eva Potiguara abordou temas como a importância da mulher e o cultivo das raízes africanas. “É uma grande oportunidade na vida dos alunos poder vivenciar esse momento: de poder conversar com a autora depois de termos trabalhado em sala de aula as obras e a biografia dela. É uma experiência única para eles”, comentou Ronaldo Gonçalves da Silva, professor de Língua Portuguesa da EMEF João Antônio Satte.
Yaguarê Yamã, autor de mais de 30 livros e representante das etnias maraguá e sateré-mawé, ressaltou a valorização da identidade nacional. “Virei escritor pois tinha vontade de me sentir representado dentro de um livro. Trabalho para aproximar a nossa cultura, a nossa tradição de ser brasileiro, de sermos nós mesmos”, enfatizou.
Com mais de 65 livros publicados, Daniel Munduruku compartilhou um pouco de sua trajetória e abordou temas como ancestralidade e conexão com a natureza. Em um bate-papo descontraído, os alunos interagiram com o autor e tiraram dúvidas sobre seu trabalho.
Lucia Tucuju, do povo kamarumã do Amapá, falou com entusiasmo sobre sua presença no encontro. “Estar aqui nessa feira tão grandiosa é uma alegria imensa. Minha avó era uma grande contadora de histórias, emeu sonho sempre foi tocar a vida das pessoas com as minhas narrativas, assim como ela fazia enquanto pescávamos na aldeia”, relembrou emocionada.
Sobre a Feira
O evento é realizado pela Câmara Rio-Grandense do Livro e ocorrerá entre os dias 1º e 20 de novembro. O patrono desta edição é o escritor Sergio Faraco. A 70ª Feira do Livro de Porto Alegre conta com o patrocínio Master do Banrisul, banco oficial da Feira do Livro e da Petrobras – patrocinadora do Teatro Petrobras Carlos Urbim. Patrocínio de Gerdau, Grupo Zaffari, Ceee Equatorial, Caixa e Sulgás. Apoio Especial da Prefeitura de Porto Alegre, SZ Working e Senado Federal. Parceiro de tecnologia: RL Net e Procempa. Financiamento: Secretaria de Estado da Cultura / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Media Partners: Eletromidia. Apoio Cultural: Edições Câmara, Assembleia Legislativa do RS, Banco dos Livros, Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, ESPM, Instituto Camões, Consulado da Argentina, Instituto Cervantes, Instituto Goethe, Embaixada da Suécia, Prefeitura de Guaíba, Panvel, Versa Partner, Kodex, Câmara dos Vereadores de Porto Alegre, Master Hotéis, Cisne Branco e Espaço Força e Luz. Apoio institucional: Feevale, Bibliex, Uniritter, BRDE e Aliança Francesa. Estado convidado: Estado da Paraíba. Espaços cedidos: Clube do Comércio, Espaço Cultural dos Correios, Memorial do RS, auditório do SindBancarios, auditório da Livraria Paulinas e Biblioteca Pública do Estado.